Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de abril de 2009

PROGRAMA DE PARQUES FLUVIAIS DO RIO SÃO FRANCISCO


Orla Fluvial, Rio São Francisco, Petrolina18 (Foto: skyscrapercity.com)


Parques fluviais serão implantados em áreas do rio São Francisco


Ambiente Brasil 16/04/2009

O Ministério do Meio Ambiente vai trabalhar em parceria com 10 municípios do rio São Francisco para implantar o Programa de Parques Fluviais, um conceito que visa aliar a preservação e a revitalização dos recursos naturais da região, melhorando a qualidade da água para a população e desenvolvendo atividades de cultura, lazer, esporte, turismo e educação ambiental.


O ministro Carlos Minc apresentou o projeto aos prefeitos de 10 municípios banhados pelo São Francisco, na terça-feira (14), em Brasília. Segundo Minc, o programa terá resultado porque envolve áreas diferentes.

O programa de Parques Fluviais envolve várias áreas, que vão do reflorestamento de margem do rio ao tratamento de resíduos sólidos em consórcio com outros municípios. Os trabalhos serão realizados prioritariamente em zonas urbanas e e os municípios ficarão responsáveis pela operacionalização dos parques.

Os 10 municípios foram definidos com base no Plano de Ações Estratégicas e Integradas para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na Bacia do Rio São Francisco. A importância turística, a ocorrência de problemas ambientais e a facilidade para a implementação de projetos foram consideradas na escolha dos municípios. Outro fator decisivo foi o Índice de Desenvolvimento Urbano das cidades, que estão abaixo da média nacional.

A experiência nos municípios serão usadas para aperfeiçoar e estender o programa para outros rios brasileiros. Os municípios que serão contemplados nesta fase piloto são: Pirapora (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Barreiras (BA), Xique-Xique (BA), Piranhas (AL), Propriá (SE), Januária (MG), Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Penedo (AL). Os trabalhos devem começar ainda este ano.

A idéia da criação dos Parques Fluviais, que não pertencem à categoria de unidade de conservação, teve por base a experiência do Rio de Janeiro, que coibiu a degradação das margens dos rios com incentivos ao lazer e ao ecoturismo. Foram plantados milhões de árvores nas margens de rios do estado e construídos equipamentos urbanos que evitaram a poluição de importantes rios do estado, como o Guandu e o Macacu. (Fonte: MMA)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Em visita recente ao norte de Minas Gerais,pude ver o descaso com a orla do Rio São Francisco em Pirapora.As praias estão assoreadas e aainda estão construindo uma pista de motocross ou coisa parecida às suas margens.A pesca com tarrafa é feita de maneira indiscriminada e mesmo dentro do rio há muita areia formando ilhas.Há 22km dali, na saída para Montes Claros, uma pousada de nome Rancho do Bigode, estão presos animais da nossa fauna, inclusive uns sem asas e ate mesmo o Rio das Velhas está sendo explorado de maneira incorreta e muito poluído,por sinal.A propriedade fica no município de Guaicuí.É preciso que providências sejam tomadas com bastante urgência.Não encontrei nenhuma pista do IBAMA local, para denunciar.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br