Conferência Mundial dos Oceanos sugere que a proteção dos mares ente no debate do efeito estufa
Países pedem estratégia global para proteger oceanos - Um total de 64 países, incluindo os Estados Unidos, aprovou a Declaração dos Oceanos de Manado, que pede que a ONU inclua a proteção dos mares dentro de sua estratégia global contra a mudança climática.
O documento conjunto “convida a se considerar” os efeitos do aquecimento global sobre os oceanos na conferência de Copenhague de dezembro, um encontro-chave no qual está previsto definir um protocolo que substitua o de Kyoto, que expira em 2012. Matéria da Agência EFE.
Esta iniciativa foi adotada durante a Conferência Mundial dos Oceanos, que começou na segunda-feira na cidade de Manado, no norte da ilha indonésia de Célebe.
A declaração, que não é de caráter vinculativo, ressalta também a necessidade de fomentar a cooperação internacional política e científica no âmbito marinho, e, neste sentido, recomenda que as economias avançadas prestem socorro técnico e financeiro aos países menos desenvolvidos.
Durante as negociações prévias ao acordo, várias nações industrializadas, entre elas os Estados Unidos, foram contra assinar um texto no qual a ajuda fosse imperativa, o que constituiu um dos maiores empecilhos para se chegar a um consenso.
Além disso, a declaração ressalta a importância de agir para “reduzir a poluição do mar e nas zonas litorâneas”, e aconselha realizar “estratégias de desenvolvimento sustentável” em nível nacional e inter-regional.
Os países que participaram da conferência ressaltam no documento a necessidade de aumentar a pesquisa oceanográfica e a troca de informação científica entre países.
O governo da Indonésia, promotor e anfitrião do fórum, mostrou-se “profundamente satisfeito” com o conteúdo do documento final e pelo “compromisso” dos países, disse o ministro de Assuntos Marítimos e Pesca indonésio, Freddy Numberi, durante o ato oficial no qual foi anunciada a declaração conjunta.
“Com este documento, mostramos nosso compromisso de continuar trabalhando juntos na conservação dos mares e de melhorar nossos conhecimentos sobre os oceanos e sua relação com a mudança climática”, acrescentou o ministro indonésio.
* Matéria da Agência EFE, no Estadao.com.br.
[EcoDebate, 15/05/2009]
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br