Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de maio de 2009

PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA RENOVAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DA BAHIA


Conselho Estadual dos Recursos Hídricos prorroga prazo para renovação de membros

14/05/2009 - ASCON - INGA - BAHIA

Foram prorrogadas até o dia 29 de Maio as inscrições para o processo de renovação dos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh). O objetivo é ampliar e garantir uma participação mais democrática e participativa daqueles que terão direito a voto nas decisões da Política Estadual de Recursos Hídricos.

Poderão participar do processo de renovação: os usuários de recursos hídricos, a sociedade civil organizada, as universidades públicas estaduais da Bahia, a União dos Municípios da Bahia (Upb) e a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

Estão disponíveis uma vaga para titular e duas para suplente para cada categoria a seguir: usuários de recursos hídricos (para agricultura e irrigação; para saneamento e abastecimento; para indústria e turismo; para energia e para mineração); para representantes da sociedade civil ( para povos e comunidades tradicionais; para segmentos profissionais e conselhos de classe; para organizações não-governamentais); para poder público municipal: para UPB e para ANAMMA; e para universidades públicas. Os membros são renovados a cada dois anos.

Inscrições

A inscrição para habilitação do processo de renovação do Conerh deverá ser encaminhada à Secretaria-Executiva do Conselho, situada à Avenida Antonio Carlos Magalhães, 357, Itaigara, 4º andar, Salvador-BA, Cep: 41.825-000, até às 18h do dia 29 de maio deste ano. A Secretaria-Executiva do Conerh, que funciona no Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) – órgão gestor das águas no Estado da Bahia - exercerá a função de Comissão Eleitoral.

A lista com a relação preliminar dos habilitados deverá ser divulgada no dia 05 de junho. O prazo para recurso vai até o dia 10, e a relação final dos habilitados será divulgada no dia 19 de junho no site www.inga.ba.gov.br. Após a habilitação, cada segmento (universidades públicas estaduais, poder público municipal, usuários de recursos hídricos, sociedade civil organizada) deverá participar das Assembléias Deliberativas, entre os dias 29 de junho e 01 de julho, onde indicarão e votarão nos seus representantes para titulares e suplentes do CONERH.

Os conselheiros serão nomeados por decreto do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, no dia 06 de Julho, e empossados no dia 10 de julho pelo presidente do Conselho, que é o secretário do Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos.

O edital de convocação para a renovação dos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), contendo as regras e o formulário de habilitação para a inscrição foi publicado no dia 03 de Abril no Diário Oficial do Estado, e pode ser consultado no site do INGÁ.

Sobre as Assembleias Deliberativas

As Assembléias Deliberativas ocorrerão em Salvador-BA, no Instituto de Gestão das Águas e Clima, situado à Av. Antonio Carlos Magalhães, 357, Itaigara, Salvador, Bahia, nas seguintes datas e horários:
a) universidades públicas estaduais, em 29/06, às 9h;
b) União dos Municípios da Bahia - UPB, em 29/06, às 14h;
c) Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANAMMA, em 29/06, às 14h; d) usuários de recursos hídricos do setor agricultura e irrigação, em 30/06, às 9h;
e) usuários de recursos hídricos do setor de saneamento e abastecimento, em 29/06, às 9h;
f) usuários de recursos hídricos do setor da indústria e turismo, em 30/06, às 14h;
g) usuários de recursos hídricos do setor energético, em 30/06, às 9h;
h) usuários de recursos hídricos do setor de mineração, em 30/06, às 14h;
i) povos e comunidades tradicionais, em 01/07, às 14h;
j) segmentos profissionais e conselhos de classes, em 01/07, às 9h;
k) organizações não governamentais, integrantes do rol de entidades ambientalistas do cadastro estadual da Sema, com atuação na área de recursos hídricos, em 01/07, às 9h.

Sobre o Conerh

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos, criado pela Lei Estadual nº 7.354/98, é composto por 20 conselheiros e 40 suplentes, entre representantes da sociedade civil, dos usuários de água e dos poderes públicos municipal e estadual. Esta pluralidade de segmentos atesta a ampla participação da sociedade no Conselho, considerado o órgão máximo na gestão dos Recursos Hídricos no Estado.

Fazem parte do Conerh dez representantes do Poder Público Estadual, dois do Poder Público Municipal, cinco representantes de usuários da água e três da sociedade civil, incluindo vagas para povos e comunidades tradicionais.

O Conerh é a instância superior deliberativa do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, do qual fazem parte também a Secretaria do Meio Ambiente, INGÁ, Comitês de Bacias Hidrográficas, Agências de Bacias Hidrográficas e órgãos e entidades do Poder Público, cujas atividades influenciem ou são afetadas pela gestão de recursos hídricos. Tem a competência de dirimir os conflitos sobre o uso da água que não são resolvidos em primeira instância, que são os Comitês de Bacias Hidrográficas na Bahia.

Cabe ao Conerh formular a Política Estadual de Recursos Hídricos; analisar propostas de alterações de legislação pertinente aos recursos hídricos e encaminhar aos órgãos competentes; estabelecer os critérios gerais para a outorga do direito de uso dos recursos hídricos estaduais e da cobrança pelo seu uso, inclusive pelo lançamento de efluentes; aprovar o enquadramento dos corpos de água do domínio estadual, em classes, segundo seus usos preponderantes; e ainda analisar e aprovar as propostas de instituição de Comitês de Bacias hidrográficas, bem como os critérios para o seu funcionamento; entre outros.

Essas competências estão dispostas na Lei das Águas (lei federal 9.333/97), que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e Lei 10.432/06, que trata da Política Estadual de Recursos Hídricos, ambas prevendo a gestão participativa das águas como fundamento.

Mais informações estão disponíveis na Secretaria-Executiva do CONERH/INGÁ: (71) 3116-3238, fax: (71) 3116-3025.

14/05/09

Ascom INGÁ

Mais informações:
Letícia Belém / Yordan Bosco / Brenda Medeiros / Patrícia Moreira
(71) 3116-3286/3042/3024 – 9966-7345

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br