Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2009

PARA ONDE VAI A ÁGUA QUANDO ACABA?


Por favor, responda-me: pra onde vai a minha água, quando a água acabar?

14/5/2009 - Lucigleide Nascimento*

Para onde a água vai quando acaba? Mergulhei em diversas fontes. Procurei respostas até mesmo no “Almanaque” do Chico Buarque. Sei que a água é formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e um de oxigênio (O). Porém, dessa maneira, ninguém pode vê-la. O mínimo que conseguimos enxergar é uma aglomeração de moléculas de H2O em pelo menos um dos seus três estados físicos conhecidos: sólido, líquido, ou gasoso. Aprendemos também nas escolas que a água não tem cor ( incolor), não tem gosto (insípida) e não tem cheiro (inodora).

Entretanto, as águas que muitos de nós temos acesso, e consumimos, além de ter outras representações dessas supostas características básicas que a água pura precisa apresentar, também está se tornando insuficiente. Mas, alguns não conseguem entender como a água pode acabar, porque ela não vem, e para onde ela vai. O Planeta Terra não é coberto de água quase que na sua totalidade? Poderia até ser chamado de Planeta Água... Talvez esse questionamento sobre o fim desse recurso essencial fizesse muito menos sentido.

Mas de que água estamos falando? Não existem vários tipos? Aproximadamente 97,5 % do volume de água do nosso planeta é salgado e forma os mares e oceanos. E o restante, cerca de 2,5 % da água não é salgada. Entretanto, isso não significa que este percentual esteja disponível para consumo. Parte forma os mananciais de superfície como os rios e lagos, outra porção está armazenada no subterrâneo, como os aq?íferos. E, tente imaginar, parte está em lugares que necessariamente não conseguimos observar facilmente, ou nunca prestamos a devida atenção.

Existe água em minúsculas gotas presentes no solo, e em pequenas partículas no ar, incluindo em grandes formações como as nuvens. Parte da água doce é gelo e, por exemplo, forma as geleiras da Antártida, e está também no topo das montanhas de outras áreas com clima também frio. Existe água em outros locais incríveis, como no nosso corpo. Ela circula nas nossas veias formando o sangue. Água é o solvente universal. Dilue tudo, ou quase tudo. Lembre-se, água e óleo não se misturam, e não devem ser misturados.

Quando dizemos que a água acabou, não significa necessariamente que esse recurso não existe no local onde é demandado, ou que se mudou para outro lugar. Isso também pode simbolizar que a água não esteja apropriada para consumo humano. Também pode estar em alguma forma em que o processo de transformação em água potável seja economicamente inviável, ou seja, pode ser muito caro, por exemplo, desalinizar (remover o sal) a água do mar. A água também pode não ser acessível porque o processo de recuperação ou acesso a água pode ser tecnologicamente impossível, não existindo tecnologia que possa fazer tal tarefa, como por exemplo, remover algum tipo de poluente.

A água acabou? Para onde ela foi? Os membros dos governos, das empresas privadas e outros indivíduos podem ter escolhido uma outra finalidade e prioridade de uso. E existem conflitos entre vários tipos de aplicações da água. Alguns empregos não são múltiplos, ou seja, não permite o uso para diversas finalidades. O gasto para a realização de um objetivo impede a utilização em outra atividade. Se utilizarmos a água para irrigação, e ela evaporar da superfície do solo ou da planta, ou infiltrar para aq?íferos confinados, por exemplo, provavelmente essa quantidade de água ‘perdida’ pelo rio não poderá ser utilizado para gerar energia. Se utilizarmos o rio para receber dejetos químicos gerados pela agricultura, pelas mineradoras, ou pelas indústrias, não poderemos criar e comer peixes dessas águas, os recursos pesqueiros e a água, provavelmente, estarão contaminados. Se lançarmos esgotos sem um tratamento prévio e em níveis acima da capacidade de diluição do rio, não poderemos, ou seja, não deveriamos, utilizar essa mesma água para consumo humano ou por outras espécies animais, ou até mesmo para irrigar áreas de plantações de alimentos.

Me responde por favor, pra onde vai a minha água, quando a água acabar? Pode até continuar no mesmo lugar. Quantas pessoas vêem o açude próximo de casa e não pode utilizá-lo porque a cerca dos ‘proprietários’ os impedem? Quantos indivíduos têm água na torneira e não podem utilizá-la porque não conseguem pagar a conta? E quantas crianças não dispõem de água limpa e encanada em casa, e banham-se em esgotos nas frentes e nos quintais de suas casas?

Todavia, a água também pode realmente ir embora para outro local. As mudanças climáticas e o aquecimento global pode causar o deslocamento de água de uma região para outra. Como? Imagine esses exemplos, as precipitações como a chuva pode ocorrer de forma mais intensa em alguma região (Nordeste do Brasil). Enquanto a seca pode afetar áreas onde esse fenômeno anteriormente não existia com tanta intensidade (Sul do país), evaporando a água do solo e dos rios. E o gelo? Pode derreter, virar mar, e inundar cidades litorâneas.

A realidade é que a água não se acaba. Nós, seres humanos, é que estamos acabando com ela, e consequentemente, nos destruindo com a má utilização desse precioso recurso. Qual o legado que vamos deixar para as futuras gerações? “Quem tava no volante do planeta, que o meu continente capotou?”

* Doutoranda em Recursos Naturais da Universidade de New Hampshire

Fonte: A autora/Portal do Meio Ambiente

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br