Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2009

SECRETARIA NACIONAL DA DEFESA CIVIL INFORMA QUE MAIS DE 1 MILHÃO JÁ FORAM ATINGIDOS PELAS ENCHENTES NO NORTE/NORDESTE



Atingidos pelas enchentes já passam de 1 milhão

Lula afirma que espera balanço de danos dos estados para liberar recursos por medida provisória

12/05/2009 - O Globo - Rio de Janeiro

Brasília, Teresina, São Luís e Fortaleza - A destaque Secretaria Nacional de Defesa Civil informou ontem que subiu para 1.090.580 o número de pessoas atingidas pelas enchentes das últimas semanas no Norte e no Nordeste. Há 184.480 desalojados e 90.098 desabrigados. O ministério reconhece que, embora elevado, o número de pessoas atingidas pode aumentar ainda mais nos próximos dias. O número de mortos em consequência das enchentes chega a 42.

- A água ainda não baixou no Maranhão e no Piauí. No fim de semana choveu muito em Salvador. É possível que o número aumente - disse a assessora da destaque Secretaria, Ivone Valente.

Pela definição do Ministério da Integração, o número de atingidos é alto porque abrange todas as pessoas que, de alguma foram, sofreram prejuízo com as chuvas. Pelos dados do ministério, as enchentes atingem 340 municípios em 12 estados: Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Acre, Amazonas, Pará, Pernambuco e Santa Catarina.

No Maranhão, uma cidade inteira será desalojada

Depois de ter sobrevoado áreas alagadas no Piauí e no Maranhão, semana passada, o presidente Lula disse no programa de rádio "Conversa com o presidente" ser preciso que prefeituras, governos estaduais e a defesa Civil levantem os prejuízos, para que o governo federal envie medida provisória ao Congresso para a liberação de recursos.

- Nós, agora, temos que ter um cuidado: fazer o levantamento direitinho para que a gente possa, no menor espaço de tempo, recuperar os prejuízos que as pessoas tiveram.

Fortes chuvas ontem na região central do Maranhão elevaram o alerta da defesa Civil nas cidades banhadas pelo Rio Mearim. O volume de água do rio aumentou 80 centímetros nas proximidades de Barra do Corda. A maior preocupação é com as cidades de Trizidela do Vale e Bacabal, que receberiam toda essa água durante a madrugada.

- Em Trizidela, o Rio Mearim deve subir mais 40cm, e em Bacabal, 30cm, o que deve aumentar o número de desabrigados nesses municípios - alertou o major Abner Ferreira, da defesa Civil.

A defesa Civil retirou moradores das casas que devem ser atingidas. Trizidela do Vale deve ficar praticamente submersa e com 100% da população afetada. O prefeito Jânio de Sousa Freitas está alugando casas nos municípios vizinhos para alojar os moradores. Um helicóptero da FAB está transportando alimentos e medicamentos para a região. A ONG Médicos sem Fronteiras também está no local.

No Piauí, as águas dos rios Parnaíba e Poty começaram a baixar e surgiu um surto de diarreia, febre e micose nas cidades de Parnaíba e Barras. O Hospital Regional de Barras informou que o número de atendimentos dobrou. A Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí informou que 70% da safra agrícola foram destruídos pelas enchentes.

No Ceará, vazão de açude obriga 2.500 pessoas a fugir

No Ceará, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos decidiu ontem aumentar, pela segunda vez em dois dias, a vazão do açude Castanhão, o maior do estado, que já acumula 95% da sua capacidade. A decisão elevou o estado de alerta de municípios da região do Baixo Jaguaribe, e alguns prefeitos já preparam plano de evasão na zona rural.

Em Itaiçaba, as chuvas elevaram o nível do Rio Jaguaribe, deixando 90% da área urbana submersos. Com o aumento da vazão do Castanhão, segundo o prefeito Frank Gomes (PSDB), cinco comunidades da zona rural terão que ser abandonadas. Ao todo, a operação de retirada atingirá cerca de 2.500 pessoas. Itaiçaba decretou estado de emergência e de calamidade.
Fonte: O Globo - RJ

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Prezados,

    Está disponível um mapeamento colaborativo para informações das enchentes que atingiram centenas de municípios do Norte e Nordeste.
    O Mapa das Chuvas serve como fonte de informação e mobilização: http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&gl=br&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=100374662664139959415.00046968c8cd6a4596eb6

    Matéria do Global Voice cita no mapa na lista de ações de ciberativismo ligado a mudanças climáticas: http://globalvoicesonline.org/2009/05/11/brazil-when-climate-change-meets-cyber-activism/

    Quem quiser colaborar com as informações basta seguir as dicas de edição disponíveis na página.


    Este é um convite para essa experiência de colaboraçao informativa.

    abraços
    Sarita Bastos
    Jornalista
    São Luís - Maranhão

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth/Equipe ISOSRiosBr15 maio, 2009 00:02

    Olá jornalista Sarita,

    Muito especial e super interessante o seu comentário, por essa razão resolvemos reproduzí-lo no Blog (nem todos visualizam os comentários).
    A idéia dessa experiência de colaboração informativa é excelente. Vamos ver a adesão do pessoal.
    Parabéns e obrigadão!

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br