Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de maio de 2009

PROJETO MENSAGEIRO DA ÁGUA É LANÇADO NO BRASIL

Desenvolvimento - PLANETA SUSTENTÁVEL


Mitterrand: em defesa do bom uso da água e dos direitos humanos


pela causa da água

Danielle Mitterrand lança núcleo e projeto em SP

Ontem, a ex-primeira dama da França e presidente da Fundação France Libertés - que luta pela defesa dos direitos humanos - oficializou a existência da representação no Brasil, falou sobre o projeto Mensageiro da Água e defendeu que o tema seja inserido na agenda de clima de Copenhague, no final deste ano

- A A +

Thays Prado - edição: Mônica Nunes
Planeta Sustentável - 06/05/09

A Fundação France Libertés, criada em 1986 e presidida pela ex-primeira ministra da França, Danielle Mitterrand, agora tem representação oficial na América Latina, instalada em São Paulo. Assim, a France Libertés Brasil representa a instituição no país e na AL e está comprometida com três eixos principais:
- a promoção dos direitos humanos e da equidade social;
- o acesso à água potável e
- uma economia mais responsável e solidária.

Danielle já tem contato com o país há mais de 20 anos e conviveu com personalidades como Tancredo Neves, Chico Mendes, Betinho, Jorge Amado, Marina Silva e o próprio presidente Lula, para citar apenas alguns. Por meio da fundação, vem apoiando, nos últimos anos, diversos projetos no Brasil, como o trabalho empreendedor de uma cooperativa de catadores de papeis recicláveis em Belo Horizonte (MG). Aliás, foi dessa instituição que partiu o desafio para criar uma representação da fundação no Brasil.

MENSAGEIROS DA ÁGUA
Nos últimos dez anos, a entidade está especialmente engajada com a causa da água. “Sem água, que é o elemento essencial da vida, por que direitos vamos lutar?”, aponta Danielle. Em sua fundação, os projetos envolvidos com a preservação dos recursos hídricos, a garantia de acesso à água potável e a educação para o uso consciente desse bem natural estão agrupados no programa Mensageiros da Água.

No Brasil, o projeto Arapoty, em Itapecerica da Serra (SP) – que está restaurando a mais antiga fonte de água da cidade –, o Projeto Caju, no Rio de Janeiro – que incentiva jovens da Comunidade do Caju a cuidarem da Baía de Guanabara – e o Encontro Águas de Março – que realiza uma semana de sensibilização ao tema – fazem parte do grupo.

Para Danielle, há muitas maneiras de se tornar um Mensageiro da Água e todos os meios de expressão são válidos, desde que baseados nos princípios de que:
- a água é um elemento de vida e não pode ser tratada como simples mercadoria;
- a água em seu estado natural é pura e acessível e temos o dever de trabalhar para conservá-la assim e
- o acesso à água e ao serviço de saneamento devem ser assegurados como um direito humano e priorizados como recurso estratégico pelo Estado em um marco de soberania nacional.

Recentemente, o designer brasileiro Pedro Brando, que hoje vive em Nova York, criou a coleção de jóias “Gota D’Água”. Vendidas a estrelas de cinema, mas também com peças mais acessíveis a outros públicos, parte da renda será destinada à Fundação, que pretende continuar aumentando o número de projetos que apoia no Brasil.

O renomado designer Philippe Stark também é parceiro da France Libertés e desenvolveu uma garrafa com design moderno que pretende incentivar pessoas de todo o mundo a não consumirem tantas garrafinhas de plástico.

A France Libertés Brasil também procura estabelecer parcerias com a iniciativa privada para ampliar sua atuação no país.

Leia também:
Danielle Mitterrand Conhece o Planeta



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br