Um projeto escolar desenvolvido na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, surpreendeu a população ao recolocar no meio-ambiente várias espécies de árvores ameaçadas de extinção. Além disso, a iniciativa ajudou a quadruplicar o número mudas de árvores produzidas no viveiro da cidade.
O projeto surgiu de uma iniciativa da prefeitura da cidade em parceria com empresários da região. O objetivo era premiar a escola rural que conseguisse juntar o maior número de sementes de árvores. No fim das contas, a grande vencedora foi a cidade: o número de mudas produzidas pelo viveiro de Francisco Beltrão passou de 250 mil, para 1 milhão.
No entanto, o que mais surpreendeu os responsáveis pelo viveiro não foi o aumento no número de mudas, e sim a variedade diversificada de sementes de árvores trazidas pelos alunos. O número de espécies diferentes disponíveis passou de 25 para 90, incluindo alguma que estão em extinção como o cedro e a cabreúva, árvores cujas mudas não são encontradas nem para venda.
Boa parte destas mudas será usada para reflorestar as beiras de rios de propriedades rurais da própria cidade de Francisco Beltrão.
gostaria de saber se vcs podem me indicar um projetoo e mudas para recuperaçao de mata ciliar de sitio que adiquiri recentemente pois esta destruidada pelo mal uso do antigo proprietario ,alessandro sella londrina parana 043 88176838
ResponderExcluirOlá Alessandro,
ResponderExcluirPrimeiro, perdão pela demora na resposta, estive afastado por problema de saude e também de viagens,mas aqui estão as respostas que precisa:
1) mudas e orientação - faça contato com os irmãos Aquino, do Projeto Plante Árvores sobre Rodas - http://plantearvore.ning.com/?xg_source=msg_mes_network
o custo da muda é de apenas R$ 0,35 cada;
2) Cartilha sobre recuperação de mata ciliar:
http://www.ciliosdoribeira.org/pt-br/node/185
3) Cartilha Planejando Propriedades e Paisagens - http://www.apremavi.org.br/cartilha-planejando
Se precisar de mais alguma coisa, basta enviar um e-mail para: prof.jarmuth@sosriosdobrail.org
saudações eco-fluviais,