Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de maio de 2009

RECUPERANDO A MATA CILIAR DOS RIOS DE FRANCISCO BELTRÃO (PR)

Foto aérea de Francisco Beltrão (PR) que embora seja bem arborizada vai receber mais um milhão de mudas nos parques e margem dos rios

Projeto escolar ajuda a reflorestar a cidade de Francisco Beltrão

Um projeto escolar desenvolvido na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, surpreendeu a população ao recolocar no meio-ambiente várias espécies de árvores ameaçadas de extinção. Além disso, a iniciativa ajudou a quadruplicar o número mudas de árvores produzidas no viveiro da cidade.

O projeto surgiu de uma iniciativa da prefeitura da cidade em parceria com empresários da região. O objetivo era premiar a escola rural que conseguisse juntar o maior número de sementes de árvores. No fim das contas, a grande vencedora foi a cidade: o número de mudas produzidas pelo viveiro de Francisco Beltrão passou de 250 mil, para 1 milhão.

No entanto, o que mais surpreendeu os responsáveis pelo viveiro não foi o aumento no número de mudas, e sim a variedade diversificada de sementes de árvores trazidas pelos alunos. O número de espécies diferentes disponíveis passou de 25 para 90, incluindo alguma que estão em extinção como o cedro e a cabreúva, árvores cujas mudas não são encontradas nem para venda.

Boa parte destas mudas será usada para reflorestar as beiras de rios de propriedades rurais da própria cidade de Francisco Beltrão.

(Fonte: Gazeta do Povo online/Ambiente Brasil)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. alessandro sella03 abril, 2010 22:26

    gostaria de saber se vcs podem me indicar um projetoo e mudas para recuperaçao de mata ciliar de sitio que adiquiri recentemente pois esta destruidada pelo mal uso do antigo proprietario ,alessandro sella londrina parana 043 88176838

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro,

    Primeiro, perdão pela demora na resposta, estive afastado por problema de saude e também de viagens,mas aqui estão as respostas que precisa:

    1) mudas e orientação - faça contato com os irmãos Aquino, do Projeto Plante Árvores sobre Rodas - http://plantearvore.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

    o custo da muda é de apenas R$ 0,35 cada;

    2) Cartilha sobre recuperação de mata ciliar:
    http://www.ciliosdoribeira.org/pt-br/node/185

    3) Cartilha Planejando Propriedades e Paisagens - http://www.apremavi.org.br/cartilha-planejando

    Se precisar de mais alguma coisa, basta enviar um e-mail para: prof.jarmuth@sosriosdobrail.org

    saudações eco-fluviais,

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br