Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de maio de 2009

RIO NEGRO (AM) SE APROXIMA DE ENCHENTE HISTÓRICA DE 1.953


Estadão Online - 07/05/2009

A mais de um mês do pico da cheia, no fim de junho, o rio Negro atingiu nesta quarta-feira (6) a marca de 28,83 metros de profundidade, apenas 86 centímetros abaixo da enchente histórica de 1953, com 29,69 metros. A Defesa Civil Estadual já entregou 3,4 mil cartões no valor de R$ 300 cada para famílias em 14 municípios, sendo a meta de 41 até o fim desta semana, ou cerca de 6,5 mil cartões.

Uma das preocupações da secretaria de governo são as escolas embaixo d'água. A secretaria de governo do Estado estima que pelo menos 6 mil crianças estejam sem escola no Estado. Em Maués, a 267 quilômetros de Manaus, a enchente dificulta o acesso de quase 2 mil crianças às escolas. Na área mais castigada pela subida do rio Solimões - que compreende as regiões do Curuçá, Lago Grande e Paraná de Baixo - existem pelo menos 33 escolas.

No dia 30 de abril, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) anunciou que as águas do rio Negro, que banha Manaus, devem atingir em média 29,60 metros de profundidade em junho, quando termina o período de chuvas na região. Segundo o CPRM, esta deverá ser a terceira maior cheia dos últimos 50 anos no Amazonas. Perderia apenas para a primeira, em 1953, quando o pico da cheia do rio ficou em 29,69 metros e da segunda, em 1976, quando o Negro alcançou 29,61 metros. (Fonte: Liege Albuquerque/ Estadão Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br