Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de maio de 2009

SECA AFETA 300 MIL E DEIXA MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA NO RS


2009 Seca deixa 177 municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul


Folha Online - 07/05/2009

Chegou a 177 o número de municípios do Rio Grande do Sul em situação de emergência devido à estiagem que atinge a região Sul do país. No Norte e no Nordeste, a chuva deixa mortos, desabrigados e causa estragos em diferentes municípios.

De terça (5) para esta quarta-feira (6), 15 cidades do Rio Grande do Sul, decretaram emergência devido à seca, conforme a Defesa Civil Estadual. As regiões norte e noroeste do Estado são as mais afetadas.

Estimativa preliminar é que mais de 300 mil pessoas são afetadas pela seca no Estado. O número, porém, deve ser superior, já que as Defesas Civis Municipais de 50 cidades ainda não passaram informações de pessoas afetadas para o órgão estadual.

"A expectativa é que em torno de 1 milhão de habitantes são afetados", disse o coordenador regional da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, major Luis Fernando Santos Carlos. A previsão é que a partir do dia 10 volte a chover nas áreas afetadas.

Para combater a seca, 34 caminhões com reservatórios móveis, de 4.500 litros de água cada um, percorrem as regiões norte e noroeste do Estado para abastecer os reservatórios. "Outras medidas estão sendo tomadas, como a construção de cisternas e açudes para armazenar água e a perfuração de poços artesianos", disse o coordenador.

Santa Catarina - Balanço divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina aponta que 94 municípios decretaram situação de emergência em decorrência da falta de chuva no Estado. De acordo com o governo, a seca já atinge mais de 1 milhão de habitantes, o que representa aproximadamente 18% da população do Estado.

As regiões mais afetadas do Estado são a oeste, meio-oeste, norte e planalto serrano. De acordo com o órgão, a região sofre com a estiagem desde o início do ano, afetando inclusive, as principais atividades econômicas da região.

Chuva - Ao menos seis municípios do Norte e do Nordeste do país sofrem com as chuvas. No total, cerca de 660 mil pessoas são afetadas.

Desde abril, as chuvas causaram 27 mortes no Nordeste. No Maranhão, um dos Estados mais afetados, oito pessoas morreram e cerca de 150.000 já foram afetadas desde março.

Além do Maranhão, há registro de danos na Bahia, em Alagoas, no Piauí, no Ceará e no Pará. (Fonte: Folha Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br