Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2009

INDICADORES VERDES DE SÃO PAULO MOSTRAM OS DESEMPENHOS CONSIDERADOS RUINS


SP cria 20 ''indicadores verdes'' e faz balanço

Estado admite desempenho ruim em áreas como desmatamento ilegal, gestão do lixo, carga e tratamento de esgotos.

Cristina Amorim - 06/09/2009

O governo do Estado de São Paulo lançou ontem um conjunto de 20 indicadores ambientais que avaliam a qualidade do ar e da água, situação do saneamento básico, estado da biodiversidade e o que tem sido feito nos campos de mudanças climáticas, cumprimento da agenda ambiental e fiscalização.

Acesse a íntegra do Painel de Qualidade Ambiental (pdf)

A aplicação dos indicadores mostra que o saldo é positivo em cinco dos 20 itens e negativo em outros cinco. Eles serão atualizados anualmente e devem compor um quadro de indicadores gerais do Estado, ainda em elaboração. Metas também serão estabelecidas para cada um dos pontos.

O saldo é negativo em relação à carga e ao tratamento de esgoto, à gestão do lixo, ao número de animais ameaçados de extinção e ao dano ambiental registrado - em 2008, 4.527 hectares de vegetação foram suprimidas ilegalmente no Estado.

O saldo é positivo quanto à qualidade da água superficial, o abastecimento público, a disposição do lixo e o uso de fontes renováveis de energia - puxado especialmente pela presença de cana-de-açúcar e o consumo de seus derivados, e a utilização de energia elétrica gerada em usinas hidrelétricas.

Nove deles estão no meio do caminho. O item que avalia a pegada ecológica de São Paulo, ou o impacto dos paulistas no planeta, não foi avaliado - segundo a Secretaria do Meio Ambiente, que formulou os indicadores, os estudos sobre a pegada ecológica estão em fase de elaboração e devem ser aplicados a partir de 2010.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, espera que a situação do esgoto melhore nos próximos anos, uma vez que existem projetos em curso nesse sentido. Ele também destaca um contato frequente e recente entre a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a Sabesp, uma vez que "sempre houve um conflito histórico entre as instituições".

Graziano afirma que os indicadores serão usados para ajudar o planejamento de novas ações do Estado. Como exemplo, ele cita o uso de critérios ambientais na construção de novos presídios.

O relatório que detalha os 20 itens ficará disponível no site da secretaria (www.ambiente.sp.gov.br) por um mês, aberto à consulta pública. Sugestões podem ser enviadas para o e-mail painel@ambiente.sp.gov.br. O coordenador de planejamento ambiental da secretaria, Casemiro Tércio Carvalho, afirma que as sugestões podem compor o próximo relatório, depois de uma análise das prioridades do governo e da capacidade de sua incorporação. "Essa não é só uma agenda verde, nem uma agenda cinza. Estamos incluindo o homem nisso." Fonte: Jornal Estadão

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br