Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2009

VALE DO RIO PARANAPANEMA INVESTE NA RECUPERAÇÃO DE SUA MATA CILIAR

Em Paranapanema atualmente, têm sido iniciados vários investimentos em recomposição de mata ciliar e outorga do uso dos recursos hídricos face às novas exigências sociais e legais

Mata ciliar retorna ao Vale do Paranapanema

Se os números da recomposição das matas ciliares (vegetação na beira de rios fundamental para a biodiversidade) ainda são tímidos no Estado de São Paulo, existe pelo menos uma mudança de cultura em relação ao problema, segundo pesquisadores ouvidos pela Folha de São Paulo.

"Aqui no Vale do Paranapanema, a situação melhorou muito", diz Giselda Durigan, engenheira florestal do Instituto Florestal de São Paulo. "Pelo menos não há mais lavoura até a margem do rio. Plantios foram feitos e a qualidade da água dos rios melhorou", diz.

Apesar das ações pró-ativas, a recuperação ainda engatinha. Como a recomposição da mata ciliar só é obrigatória para quem desmatou a partir de 1989, e ela chega a custar R$ 15 mil por hectare, poucos plantios ocorrem de fato.

Em São Paulo, existe 1 milhão de hectares degradados de mata ciliar. "Temos hoje comprometidos, via Ministério Público, a recuperação de 18 mil hectares, que está em curso", diz Ricardo Rodrigues, da USP.

O Estado tem ainda um banco de áreas no total de 1.900 hectares para os interessados. (Fonte: Folha Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br