Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2009

SANEPAR DEMONSTRA QUE OS PARANAENSES SÃO MAIS CONSCIENTES NA ECONOMIA DE ÁGUA TRATADA

ETA Sanepa - Paraná

Paranaenses reduzem consumo de água tratada

Ascon/Sanepar

Os paranaenses estão mais conscientes sobre a necessidade de economizar água tratada. O resultado deste novo comportamento aparece nos indicadores da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

Em 2005, por exemplo, em cada residência localizada em uma das 345 cidades atendidas pela empresa, o consumo médio foi de 353 litros de água por dia. Em 2006, o consumo foi menor: 349 litros.

Na avaliação do presidente da Sanepar, Stênio Jacob, o consumo racional de água é uma conquista de toda a sociedade. “A menor pressão sobre os recursos hídricos, além dos ganhos ambientais, permite à empresa investir menos nos sistemas de abastecimento de água e direcionar os investimentos para os sistemas de esgoto, o que também contribui para proporcionar mais saúde e conforto para a população do Estado”.

Stênio lembra que um dos fatores que levam as pessoas a economizar determinado produto é o preço. “Este, no entanto, não é o caso da água fornecida pela Sanepar, pois as tarifas estão sem reajuste desde janeiro de 2005”.
A tendência de queda no consumo se manteve nos dois anos seguintes. Em 2007, o consumo médio foi de 348 litros e no ano passado foi ainda menor, com 344 litros/dia, o que representa redução de 2,7% no período.

Embora pequena, em termos percentuais, a queda no consumo significa que a Sanepar deixou de extrair 7,5 bilhões de litros de água do meio ambiente, apenas em 2008.

Quando se avalia a diferença de consumo nos últimos dez anos, a diferença é ainda maior e chega a 9,0%. Enquanto em 1999, na média, cada imóvel consumia 375 litros/dia, em 2008, o consumo médio caiu para 344 litros/dia.

Já os moradores de Guarapuava são os que conseguem gastar menos. Os guarapuavanos dão conta de atender todas as necessidades consumindo 305 litros de água por dia em cada imóvel. Em seguida, está Francisco Beltrão, com 324 litros/dia e Ponta Grossa (327 litros/dia).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que um indivíduo necessita de 80 litros de água por dia para satisfazer suas necessidades básicas. Veja o quadro das necessidades:

Atividade 1 pessoa/dia - 1 pessoa 30 dias - 4 pessoas 30 dias
Escovar os dentes (3xdia) - 1 litro - 30 litros - 120 litros
Banho de chuveiro (1xdia) - 20 litros - 600 litros - 2.400 litros
Descarga sanitária (2xdia) - 20 litros - 600 litros - 2.400 litros
Lavar louça (3xdia) - 15 litros - 450 litros - 1.800 litros
Água para beber 2 litros - 60 litros - 240 litros
Preparo de alimentos 5 litros - 150 litros - 600 litros
Lavar roupa 16 litros - 480 litros - 1.920 litros
Limpeza da casa 5 litros - 150 litros - 600 litros

Total 84 litros/dia - 2.520 litros (2,5m³) - 10.080 litros (10m³)

Fonte: Ascom/Sanepar.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br