Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de junho de 2009

MAIS IMPORTANTE QUE ECONOMIZAR É PRODUZIR ÁGUA DOCE, ATRAVÉS DE NASCENTES E RIOS SEMPRE VIVOS

Imagem Google, do Blog Robekitty.wordpress
Economizar e produzir água doce

Pedro Grava Zanotelli do jcnet.com.br - 10/06/2009

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente serviram para avivar a consciência das ameaças ao nosso planeta e da necessidade imperiosa de mudarmos atitudes e comportamentos se quisermos que nossos descendentes possam contar com os recursos naturais que Deus nos deu, como é o caso da água doce, indispensável à nossa vida e que caminha para a extinção.

Apelos insistentes vêm sendo feitos para economizarmos a água e protegermos os mananciais e os rios, mas o sentimento comum é que eles estão tendo pouca eficácia. Quem efetivamente vem se preocupando com quanta água consome no banho ou deixando de lavar a calçada, de plantar cana até a beira dos rios, de desmatar, enfim, quem está deixando de fazer as coisas que desperdiçam água e prejudicam as nascentes e os rios? Não que nada venha sendo feito ou que esses apelos estejam errados, mas parece que, a continuar assim, apenas estaremos retardando o final trágico.

O efeito das medidas recomendadas para economizar a água é de natureza econômica. Evitando vazamentos, usando água servida para lavar as calçadas, mantendo as torneiras fechadas enquanto se escova os dentes, sendo mais rápido nos banhos, tudo isso diminui o consumo e a conta no final do mês. Também colabora para que o serviço de abastecimento possa atender a mais pessoas sem precisar aumentar as despesas e investimentos.

Na década de 1950, quando a Prefeitura funcionava no edifício Concórdia, na rua 1.º de Agosto, uma senhora reclamava da conta que estava alta e dizia ao funcionário que a água não devia custar nada, porque tinha sido dada por Deus. O funcionário respondeu: sim, Deus deu lá na mina, mas para chegar limpinha até a sua casa a prefeitura teve que gastar dinheiro. Mas, com economia ou sem economia, a água continua o seu fluxo em direção ao mar e evaporando. As fontes continuam minguando e os rios vão secando.

Mais do que economizar no uso da água é preciso que haja uma agenda positiva forte na produção da água doce, se assim podemos dizer das ações que possam manter as nascentes e os rios sempre vivos. A proteção dos mananciais e a manutenção das matas ciliares ou seu reflorestamento com plantas nativas, onde foram extintas, são medidas que “produzem” água doce.

Há pouco tempo, a televisão exibiu uma reportagem onde um sitiante aprendeu a revitalizar as nascentes da sua propriedade. Uma pequena barragem evitava erosão e assoreamento e isolava a área do pisoteamento de animais. Árvores nativas eram plantadas em seu entorno. Fontes quase extintas voltaram a jorrar água. Contente com o sucesso, o sitiante passou a ensinar os seus vizinhos a “produzir” água.

Embora se fale em consumo da água, ela não é realmente consumida, ela é usada durante o seu ciclo contínuo de mudança de estado físico. Vai ao ar como vapor e volta líquida como chuva para formar os lençóis freáticos e aqüíferos, de onde brota para formar os rios ou é extraída por poços. A devastação das florestas e o aumento das áreas impermeabilizadas por telhados e superfícies pavimentadas têm diminuído as áreas de absorção das chuvas, fazendo com que a água precipitada escorra para os rios em direção ao mar. É assim que a “produção” de água vem diminuindo.

A simples economia no uso não vai solucionar esse problema. As medidas são aquelas outras que também são recomendadas: combate ao desmatamento e reflorestamento para aumentar as áreas de absorção e proteção das nascentes e das matas ciliares. Mas isso não se consegue apenas com apelos ou campanhas. A preservação dos recursos naturais deve ser um programa permanente de governo, integrado pela União, Estados e municípios, partindo da educação das crianças para formar uma consciência coletiva, de modo que as atitudes e atos de preservação sejam espontâneos. Isso leva tempo e tem que ser amparado por medidas legais, impositivas, que já existem. Somente não são respeitadas e estão querendo desmontá-las, segundo a senadora Marina Silva. Fonte: Site Tratamento de Água

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br