Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
Usos múltiplos da água são debatidos em seminário nacional
Raylton Alves - 05/06/2009
Nesta sexta-feira, o painel “Usos Múltiplos das Águas: Desafios da Gestão Participativa” abriu o segundo dia do seminário nacional “Nordeste: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, que ocorre em Salvador entre 04 e 05/06.
O evento visa a ser um espaço de debate e exposição das experiências práticas e dos desafios políticos do desenvolvimento, objetivando a integração das políticas de recursos hídricos no âmbito do governo e da sociedade.
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o governo da Bahia, por meio do Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia (Ingá), realizam o seminário em parceria. João Lúcio de Oliveira, diretor de Planejamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), abriu o painel destacando a criação do Conselho de Altos Estudos pela Assembléia Legislativa do Ceará.
O objetivo do Conselho é sistematizar informações e conhecimentos para favorecer a otimização das políticas públicas, entre elas a de recursos hídricos. Oliveira também explicou o Pacto das Águas, cujo objetivo é dar ao Ceará e à sociedade do estado uma visão estratégica sobre o tema dos recursos hídricos.
Segundo o diretor, o Pacto possui quatro eixos principais: água para beber, água e desenvolvimento, convivência com o Semiárido e gerenciamento integrado dos recursos hídricos.A coordenadora de gestão participativa do Ingá, Milene Maia, apresentou as ações do Instituto para a gestão participativa da água na Bahia.
Conforme a coordenadora, o estado possui dez comitês de bacia criados, o que abrange 235 municípios e 7,8 milhões de pessoas.Em sua fala, a secretária regional da Cáritas Nordeste, Cleuza Silva, abordou a metodologia de trabalho de duas iniciativas desenvolvidas pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA): o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa 1 Terra e 2 Águas (P1+2). “A água não é apenas um bem econômico, mas, antes de tudo, é um direito humano e de todo ser vivo”, concluiu a secretária.
O P1MC, inclusive, ganhou o Prêmio ANA 2006 na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos.Usos múltiplos da águaA lei nº 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, traz entre seus fundamentos o conceito de que a gestão de tais recursos sempre proporcione o uso múltiplo das águas. No entanto, outro fundamento prevê que, em casos de escassez, o uso dos recursos hídricos é prioritário para o consumo humano e para a dessedentação de animais.
Data: 5 de junho de 2009
Assessoria de Comunicação – ANAFones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br