SP fecha parceria em defesa dos recursos hídricos
Pacto visa garantir soluções para escassez de água e falta de saneamento
Portal Governo de SP - 01/06/2009
São Paulo será pioneiro em uma parceria internacional para defender as águas brasileiras. Nesta terça-feira, 2, o Estado vai aderir ao documento "Consenso da Água" em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Criado em Istambul durante o 5º Fórum Mundial da Água realizado em março deste ano, o documento contou com a participação de 250 representantes locais e regionais, empenhados em elaborar um plano de ação para gerir os recursos hídricos de forma sustentável.
Até agora, nenhum governo local ou regional brasileiro assinou o acordo. O Estado de São Paulo, reconhecido por implantar ações inovadoras na gestão dos recursos hídricos, assumirá mais este desafio em um ato chamado de "Pacto das Águas São Paulo".
O evento será realizado no município de Bocaina às 9h30 da próxima terça-feira. Participarão do ato os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena.
A meta é conquistar o apoio do maior número possível de prefeitos, interessados em assumir esse desafio pela defesa das águas paulistas. A expectativa é conseguir um número de adesões maior do que o conquistado em todo o mundo durante o Fórum de Istambul.
"Mostraremos que São Paulo é um Estado com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e garantir saneamento a toda a população. Vamos assumir um compromisso de gestão sustentável dos recursos hídricos diante das mudanças globais", afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.
O representante municipal que assinar o Pacto das Águas terá como compromisso fazer um diagnóstico dos recursos hídricos e das condições de saneamento do entorno da sua cidade, traçar metas e colocar em prática um plano de ação.
Todo o trabalho será orientado por especialistas das duas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, que acontece a cada três anos, estes governos levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto.
SAIBA MAIS:
P. Carvalho
O Estado de São Paulo está assinando o Consenso da Água, um pacto criado em março deste ano, durante o 5.º Fórum Mundial da Água, em Istambul, na Turquia, que prevê, de quem adere, a realização de diagnósticos dos recursos hídricos, das condições de saneamento e a elaboração de um plano de ação e a fixação de metas para seu cumprimento.
Para garantir o sucesso da empreitada, o governo estadual deseja a adesão em massa de muncípios paulistas.
As notícias de Bocaina e região estão no site: www.cidadedebocaina.com
ResponderExcluirRio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado
ResponderExcluirA bacia do Rio Jacaré-Pepira (jacaré esfolado na língua Tupi-guarani) localiza-se no centro do Estado de São Paulo, pertence à bacia do Rio Paraná e ocupa uma área de 2,612 km2. O rio nasce no município de São Pedro, na Serra de Itaqueri.. O rio sofre uma única interrupção no seu curso, o que ocorre após percurso de 16 km. Ao atingir a marca de 800m (localidade do distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra), o rio encontra-se artificialmente represado por uma barragem de 10 metros.
De São Pedro, o Jacaré-Pepira passa por Brotas (local de esportes radicais em suas águas), segue por Jaú, Dourado, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Bariri e desemboca no rio Tietê próximo da barragem de Ibitinga. É considerado um dos poucos rios ainda não poluídos no Estado de São Paulo, com grande flora de matas nativas às suas margens e, ainda, muitas espécies de peixes. O rio Jacaré fica a aproximadamente 9 kms do centro de Bocaina.
A barragem de Ibitinga, no Rio Tietê, indiretamente represa também no trecho final do Rio Jacaré-Pepira. Algumas espécies de peixes coletados no Rio Jacaré-Pepira: curimbatã, lambari, piava, tambiú, traira, mandí, entre outros.
Clique no link abaixo e assista vídeo sobre o rio Jacaré Pepira
http://br.youtube.com/watch?v=W4ozSso6R7E