Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2009

"PACTO DAS ÁGUAS DE SÃO PAULO" É A INOVAÇÃO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO

Arte "Água e Dignidade" - Site Franciscanos

SP fecha parceria em defesa dos recursos hídricos

Pacto visa garantir soluções para escassez de água e falta de saneamento

Portal Governo de SP - 01/06/2009

São Paulo será pioneiro em uma parceria internacional para defender as águas brasileiras. Nesta terça-feira, 2, o Estado vai aderir ao documento "Consenso da Água" em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Criado em Istambul durante o 5º Fórum Mundial da Água realizado em março deste ano, o documento contou com a participação de 250 representantes locais e regionais, empenhados em elaborar um plano de ação para gerir os recursos hídricos de forma sustentável.

Até agora, nenhum governo local ou regional brasileiro assinou o acordo. O Estado de São Paulo, reconhecido por implantar ações inovadoras na gestão dos recursos hídricos, assumirá mais este desafio em um ato chamado de "Pacto das Águas São Paulo".

O evento será realizado no município de Bocaina às 9h30 da próxima terça-feira. Participarão do ato os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena.

A meta é conquistar o apoio do maior número possível de prefeitos, interessados em assumir esse desafio pela defesa das águas paulistas. A expectativa é conseguir um número de adesões maior do que o conquistado em todo o mundo durante o Fórum de Istambul.

"Mostraremos que São Paulo é um Estado com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e garantir saneamento a toda a população. Vamos assumir um compromisso de gestão sustentável dos recursos hídricos diante das mudanças globais", afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

O representante municipal que assinar o Pacto das Águas terá como compromisso fazer um diagnóstico dos recursos hídricos e das condições de saneamento do entorno da sua cidade, traçar metas e colocar em prática um plano de ação.

Todo o trabalho será orientado por especialistas das duas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, que acontece a cada três anos, estes governos levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto.

SAIBA MAIS:

SP vai aderir ao Consenso da Água

P. Carvalho

O Estado de São Paulo está assinando o Consenso da Água, um pacto criado em março deste ano, durante o 5.º Fórum Mundial da Água, em Istambul, na Turquia, que prevê, de quem adere, a realização de diagnósticos dos recursos hídricos, das condições de saneamento e a elaboração de um plano de ação e a fixação de metas para seu cumprimento.

O documento, assinado em Istambul por 250 representantes de governos que buscam uma gestão sustentável dos recursos hídricos, ainda não teve adesão de qualquer governo no Brasil.
Para garantir o sucesso da empreitada, o governo estadual deseja a adesão em massa de muncípios paulistas.

É com esse objetivo que os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Sanemaneto e Energia, Dilma Pena, vão se encontrar, na cidade de Bocaina, durante a Semana do Meio Ambiente, com os prefeitos interessados em aderir à iniciativa. O trabalho dos participantes será orientado pelas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, os governos terão de apresentar os resultados obtidos. DiárioNet

Fonte: Portal Terra - Sustentabilidade

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. As notícias de Bocaina e região estão no site: www.cidadedebocaina.com

    ResponderExcluir
  2. Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado

    A bacia do Rio Jacaré-Pepira (jacaré esfolado na língua Tupi-guarani) localiza-se no centro do Estado de São Paulo, pertence à bacia do Rio Paraná e ocupa uma área de 2,612 km2. O rio nasce no município de São Pedro, na Serra de Itaqueri.. O rio sofre uma única interrupção no seu curso, o que ocorre após percurso de 16 km. Ao atingir a marca de 800m (localidade do distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra), o rio encontra-se artificialmente represado por uma barragem de 10 metros.


    De São Pedro, o Jacaré-Pepira passa por Brotas (local de esportes radicais em suas águas), segue por Jaú, Dourado, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Bariri e desemboca no rio Tietê próximo da barragem de Ibitinga. É considerado um dos poucos rios ainda não poluídos no Estado de São Paulo, com grande flora de matas nativas às suas margens e, ainda, muitas espécies de peixes. O rio Jacaré fica a aproximadamente 9 kms do centro de Bocaina.


    A barragem de Ibitinga, no Rio Tietê, indiretamente represa também no trecho final do Rio Jacaré-Pepira. Algumas espécies de peixes coletados no Rio Jacaré-Pepira: curimbatã, lambari, piava, tambiú, traira, mandí, entre outros.


    Clique no link abaixo e assista vídeo sobre o rio Jacaré Pepira

    http://br.youtube.com/watch?v=W4ozSso6R7E

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br