Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2009

RIBEIRÃO PRETO AUMENTA AS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO EM 11,79%


Conta de água sobe 11,79%

O Daerp - Departamento de Água de Esgotos de Ribeirão Preto - informou no final da tarde de ontem (2/6) que as tarifas de água e esgotos do município serão reajustadas em 11,79%. Entretanto, a cobrança passará a valer somente após trinta dias da publicação do Decreto no Diário Oficial do Município, na edição de 02/06/2009.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o índice estabelecido foi concedido após minucioso estudo dos custos para a captação da água do Aqüífero Guarani, seu transporte até o destino final, ou seja, para as residências dos ribeirãopretanos. E também a coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos.

A empresa alega que todo este processo teve um aumento no custo operacional de 11,79%, o mesmo que será repassado para o consumidor. Ela ainda justifica que o reajuste da tarifa de energia elétrica pela CPFL atingiu 23,71%. Fonte: Ribeirão Preto Online

VAPOR D' ÁGUA - Rafael Belo

É chato o assunto! É recheado de cobranças, mas, é muito sério. Pena que não o levamos com tanta seriedade.

Aqui, temos o Aqüífero Guarani formado por chuvas dos tempos de Cristo superficialmente e mais a fundo as datas são mais antigas. Mesmo assim falta água em alguns bairros!

E vocês me perguntam, por quê?

É exatamente o desperdício e a falsa conscientização o fator. Incluindo aí o descaso da prefeitura já que a mesma não troca os hidrômetros por meio do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) e especialistas chegam à conclusão que 50% do que é desperdiçado ficam nas deficiências do encanamento.

A quantidade do desperdício da população e das precárias infra-estruturas? São 7,45 milhões de caixas d’água de cinco mil litros ou 37, 25 bilhões de litros por ano.

São quatro países e oitos Estados desfrutando da mesma reserva aquática. São de 60 a 70 metros a menos, desde 1940, “utilizando” 400 litros por dia e 600 no calor.

Comparando, a média da América Latina é de 200 litros por dia. Quanto tempo dura o maior aqüífero do mundo? O jornal de maior destaque em Ribeirão publicou estes números recentemente e, para encher (ou seria esvaziar?) mais um pouco, por ano são retirados 57, 6 bilhões de litros. A duração... Depende de nós. VEJA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br