Rio Gorutuba: Por que o rio é limpo?
Ecodebate - 31/10/2009
artigo de Aroldo Cangussu
Recentemente, a Copasa implantou em Janaúba uma estação de tratamento de esgotos e a rede coletora em parte da cidade. A opção de ligar o esgoto doméstico à tubulação da Copasa é do próprio morador. Entretanto, pelo que eu sei, a adesão da população ao sistema de esgoto da concessionária tem sido baixa. Talvez, por isso, não está acontecendo a ampliação da rede coletora. De qualquer maneira, os efluentes tratados na ETE da Copasa estão sendo devolvidos ao Rio Gorutuba e espera-se que sejam de boa qualidade e não comprometa a classe a que o nosso rio está enquadrado.
Os efluentes líquidos industriais das duas indústrias próximas ao rio – a Best Pulp e o Frigorífico Independência – são tratados especificamente. Da indústria do tomate, os resíduos são direcionados para uma área próxima à fábrica e usados para fertirrigação. O frigorífico tem a sua própria estação de tratamento, complementada pela da Copasa, que fica em frente.
Mas, infelizmente, nem tudo são flores. O nosso Rio Gorutuba tem muitos problemas. O principal deles é o lixo que é atirado por todo o lado pelas pessoas que não têm consciência. Esse lixo, principalmente plástico, é levado pelo vento e pelas enxurradas e vai direto para as águas do rio. Com o aumento da ocupação das margens do reservatório da Barragem do Bico da Pedra, a quantidade desse lixo também cresceu. Pode se ver facilmente, no lago, garrafas pet, sacolinhas de plástico e uma infinidade de outros resíduos. Ao longo do rio, à jusante da barragem, o panorama é o mesmo.
Outro problema que temos, é a ausência de mata ciliar. Precisamos ainda de plantar muitas árvores para que se possa ter, realmente, uma proteção adequada.
Outros impactos negativos são: lançamento clandestino de efluentes, assoreamento, proliferação de tabuas, captação excessiva de água para irrigação, extração ilegal de areia, lavagem de carros, motos e roupas, além de intervenções no seu leito.
Devemos – e podemos – ter orgulho do nosso rio, porém temos que fazer a nossa parte e tentar preservá-lo para que ele se torne realmente a nossa identidade.
* Colaboração de Aroldo Cangussu, Engenheiro, Coordenador Adjunto do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, para o EcoDebate, 31/10/2009
Conheça o Rio Gorotuba:
Rio Gorutuba nasce no município de Francisco Sá (Minas Gerais) e percorre o município de Janaúba, banhando a cidade no sentido sul-norte. Faz divisa com os municípios de Riacho dos Machados, Porteirinha e Nova Porteirinha à leste. É o principal rio do município, de onde gira toda a vida histórica, econômica e social do município. Foi represado para construção da Barragem Bico da Pedra, localizada a 6 km da Sede, com volume de 750.000.000 m³ de água que serve para exploração e irrigação de áreas do Projeto Gorutuba com aproximadamente 5.500 hectares, abastecimento de água para a cidade, lazer, irrigação e para lavadeiras, que o utilizam como fonte de sustento. Fonte: Wikipédia
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Boa Noite!
ResponderExcluirAcho que temos que conhecer melhor nossos rios, pois devemos cuidar e preservar o que é da nossa natureza...
Assim conheci o Rio Gorutuba.
Fico muito agradecido.
Um forte abraço.
Carlos
queria saber da poluição, dos indices de danos causados e não se o rio é limpo...
ResponderExcluiru.u
OOOoooiiii...Boa noite!
ResponderExcluirFico feliz por saber que apesar da indiferença das pessoas em conservar e preservar o ecossistema,ainda existe seres humanos que se preocupam com o bem star da natureza.
E que o rio pode ser recuperado sim, boa parte, se toda população cooperar,fazendo a coleta seletiva de lixo e projetos de arborização.
Ser um trabalho continuo e nunca parar!