Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2009

A MAIOR CIDADE DO BRASIL: O SEU RIO, SUAS PONTES E SEUS PROBLEMAS


Motoristas devem buscar rotas alternativas para pontes interditadas

SP TV - 2ª EDIÇÃO
19/10/2009

As interdições começam hoje, às 23h, em três pontes: Jânio Quadros, mais conhecida como da Vila Maria, Casa Verde e Freguesia do Ó.

O já complicado trânsito na marginal Tietê vai ficar ainda pior. Esta noite, três pontes da zona norte serão parcialmente interditadas para obras de ampliação das pistas. O congestionamento vai aumentar.

As faixas avisando sobre as interdições recomendam aos motoristas procurar alternativas. E a maioria diz que é justamente esse o problema. ”Não tem como escapar. Uns 40 minutos a mais com certeza”, fala um motorista.

As interdições começam hoje, às 23h, em três pontes: Jânio Quadros, mais conhecida como da Vila Maria, Casa Verde e Freguesia do Ó.

Duas pontes indicadas como alternativas para atravessar o rio, a das Bandeiras e a do Limão, também sofrerão bloqueios a partir de novembro.

As interdições serão parciais. Na Vila Maria, primeiro serão fechadas as faixas no sentido bairro, depois no sentido centro. Em outras pontes, o sistema de bloqueios vai ser parecido.

Normalmente, a interdição de uma faixa durante 15 minutos por causa de um acidente, por exemplo, provoca três quilômetros de congestionamento.

Imagine bloqueios durante 24 horas ainda mais no fim do ano em que o trânsito já fica pior.

As mudanças devem aumentar o tempo de espera nos pontos de ônibus. E também alongar a viagem dos passageiros que têm de passar pela marginal.

“Hoje demoro uma hora, vou demorar uma hora e meia, mas vou ter de sair mais cedo ou pegar outro meio de transporte. Saio às 6h de casa e já chego em cima, imagina agora”, fala Geiza Santos

A previsão oficial é que a lentidão na cidade aumente 40% com as interdições. Isso por causa do chamado efeito cascata: a tendência é que todas as avenidas que chegam à marginal também parem, como a Salim Farah Maluf, a Cruzeiro do Sul, a Santos Dumont, a Edgar Facó e a Inajar de Souza.

Os congestionamentos podem chegar à Dutra, Anhanguera e Bandeirantes.

Em um ponto de táxi perto da rodoviária do Tietê, os motoristas ainda não conseguiram pensar em uma saída. “Vai chegar uma hora em que a gente nem vai conseguir sair do ponto, mas o passageiro desce na esquina e deixa a gente dentro do táxi”, fala um taxista.

O prefeito Gilberto Kassab reconhece que haverá transtornos, mas diz que serão temporários. “Da nossa parte haverá o maior esforço possível para causar o menor transtorno possível, essa obra tão importante para a cidade de São Paulo que é uma obra viária que ao lado da inauguração do trecho sul do Rodoanel vai melhorar muito o trânsito na cidade”.

VEJA O VÍDEO DO SPTV 2ª EDIÇÃO - GLOBO.COM


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br