Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2009

A MODERNA GUERRA DO PARAGUAI

Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu


Impasse sobre compensações financeiras de Itaipu deve levar mais três semanas


O impasse entre os governos do Brasil e Paraguai em busca de uma solução para as compensações financeiras relativas à comercialização de energia gerada pela Hidrelétrica de Itaipu deve se arrastar por mais duas ou três semanas.

O principal ponto de controvérsia é a recomendação de elevar o repasse de cerca de US$ 110 milhões/ano para US$ 320 milhões/ano por parte dos brasileiros para os paraguaios.

Técnicos do Tesouro Nacional e do Ministério de Minas e Energia tentam encontrar uma maneira de adequar à prática o acordo negociado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, em julho. Pelo pacto, o Brasil passará a pagar o triplo ao país vizinho pela energia elétrica, o que deve elevar as contas de energia dos consumidores brasileiros, gerando críticas e desgaste político.

Os valores contidos na proposta ainda estão em fase de análise pelos especialistas brasileiros que acompanham as negociações. Por enquanto, o texto aguarda aprovação do Congresso Nacional do Paraguai para depois ser remetido ao Brasil. Para ser ratificado, o acordo necessita de aprovação em sessão conjunta do parlamento paraguaio – Câmara e Senado – e não há data para isso ocorrer. Uma vez enviado ao Brasil, o Itamaraty e o Ministério de Minas e Energia encaminham o acordo ao Congresso

De acordo com técnicos, o acordo permitirá que o Paraguai venda energia, no mercado brasileiro, sem a mediação da empresa estatal Eletrobrás. O objetivo é assegurar também que os dois países tenham condições de comercializar a energia de Itaipu em outros mercados, a partir de 2023.

A chamada compensação é o principal item da proposta. Os demais pontos foram delegados a reuniões de comissões técnicas. Entre eles, estão a venda direta de energia por parte do governo paraguaio, sem ingerência de empresas; a construção de uma rede energética de Itaipu até Assunção, a capital paraguaia; e a conclusão da estação seccionadora do Paraguai. Nas últimas semanas, grupos de especialistas dos dois países se reuniram para buscar um acordo.
(Fonte: Agência Brasil/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br