Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de outubro de 2009

BID EMPRESTA US$ 600 MILHÕES PARA TRATAMENTO DE ESGOTO DO RIO TIETÊ - SP


Obras do projeto para despoluição do rio Tietê recebem empréstimo do BID

Neste ano o projeto entrou na terceira etapa. Até 2015, a região metropolitana vai tratar 84% do esgoto que produz. Hoje, o índice não passa de 70%.


O BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento emprestou 600 milhões de dólares para obras de tratamento de esgoto que podem ajudar a despoluir o rio Tietê.

Na região metropolitana: lixo, muito lixo. Na beira do rio, entulho e garrafas plásticas.

Essa situação foi registrada no mês passado pelo flutuador do SPTV. Na capital índice zero de oxigênio na água.

"A cada 200 metros tem esgoto, é branco é amarelo”, fala Dan Robson, guardião do flutuador.

Para devolver a vida ao rio, desde 1992 está sendo desenvolvido pelo governo do estado o projeto Tietê. Foram construídas estações de tratamento de esgoto.

Neste ano o projeto entrou na terceira etapa. Até 2015, a região metropolitana vai tratar 84% do esgoto que produz. Hoje, o índice não passa de 70%.

“Significa qualidade de vida imediata da população e melhor condições urbanas”, fala Dilma Pena, secretária de Saneamento e Energia.

Nos próximos anos, serão investidos mais de um bilhão de dólares. Seiscentos milhões vêm de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que acabou de ser aprovado.

A obra vai ajudar na despoluição do córrego do Ipiranga. Quando estiver pronto, o coletor vai transportar para a estação de tratamento 300 litros de esgoto por segundo que hoje vão parar no rio Tietê.

O presidente da Sabesp acredita que em dez anos a população vai perceber uma melhora significativa.

“O mais importante de tudo é a participação da população, colaborando, cobrando dos representantes para que a gente realmente avance neste programa”, diz Gesner Oliveira, presidente da Sabesp.

Dos 15 milhões de moradores da região metropolitana, menos da metade, ou sete milhões, têm coleta e tratamento de esgoto.

VEJA VÍDEOS DO SPTV 2ª EDIÇÃO - GLOBO.COM




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br