Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de outubro de 2009

CINCO HIDRELÉTRICAS DO RIO PARNAÍBA (MA E PI) FICARÃO SEM LICENÇA PRÉVIA E FORA DO LEILÃO DE ENERGIA PARA 2014


Sem licença ambiental, 5 usinas não saem do papel

Hidrelétricas do Rio Parnaíba (MA e PI) devem ficar de fora da licitação para contratação de energia nova que será fornecida ao mercado a partir de 2014

Renato Andrade, BRASÍLIA
Jornal O Estado SP 17/10/2009

Pelo menos cinco das sete usinas hidrelétricas cadastradas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) devem ficar de fora do leilão de dezembro para contratar energia nova que será fornecida ao mercado consumidor a partir de 2014. Pelos dados do Sistema Informatizado de Licenciamento Ambiental Federal, essas cinco usinas cumpriram apenas a primeira fase do processo de análise para liberação da licença prévia.

Sem essa licença, elas não podem ser incluídas na licitação.

De acordo com o cronograma da EPE, o leilão de energia nova será realizado no dia 17 de dezembro. Foram cadastradas 81 usinas, em sua maioria térmicas movidas a gás, que representam um total de mais de 19 mil megawatts de potência instalada. Só podem participar do leilão, as usinas hidrelétricas que entregarem até 12 de novembro a licença prévia. As cinco usinas da bacia do rio Parnaíba, que fica entre o Maranhão e o Piauí, que devem ficar de fora do leilão, são as de Cachoeira, Castelhanos, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí e Estreito. Juntas, a potência instalada é de 430 megawatts.

A possibilidade de o leilão ocorrer sem a participação das geradoras de energia hidrelétrica, como alertou anteontem o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, foi alvo de críticas do setor privado. "Ainda há um considerável descompasso entre as necessidades do País e a atuação dos órgãos ambientais e de outras instituições do Estado brasileiro, muitas vezes com interesses difusos", afirmou Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Na quinta-feira, Tolmasquim afirmou que apenas duas hidrelétricas estariam com perspectivas mais positivas de liberação da licença dentro do prazo, a de Santo Antônio do Jari, entre Amapá e Pará, e a de Garibaldi, em Santa Catarina. A usina no rio Jari, que terá 300 megawatts de potência, precisa concluir as etapas de audiências públicas e análise final. No caso de Garibaldi, a licença não está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Para que a licença seja liberada pelo Ibama os projetos precisam cumprir quatro etapas. As cinco usinas da bacia do rio Parnaíba só conseguiram até agora a aprovação do chamado Termo de Referência. Para que a licença seja liberada os estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA-RIMA) e o relatório ambiental simplificado precisam estar aprovados. O processo ainda inclui uma fase de audiências públicas e a análise final.

Existe ainda outro complicador para a liberação das licenças. Nos cinco casos, o Ibama solicitou a reapresentação dos estudos para a licença prévia o que torna ainda mais difícil a possibilidade de cumprir todas as etapas necessárias até meados de novembro.

"A dificuldade para obter licenças ambientais prévias em tempo para a realização dos leilões de energia é recorrente e já mostrou, no leilão anterior, qual é a alternativa: energia térmica", afirmou o presidente da Abdib.

"Esse diagnóstico está se repetindo leilão após leilão, apesar da retórica que insiste em apontar melhorias na gestão do licenciamento ambiental que não se comprova na prática", criticou Godoy. Fonte: Jornal Estadão SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Olá a todos!!!
    Bem estou aqui pois faço o curso de arqueologia e estamos pagando uma disciplina chamada legislação ambiental e irei apresentar um trabalho sobre as hidroelétricas do rio parnaíba. Estava procurando sites relacionados a este assunto e encontrei o SOS, que por sinal é muito bacana e automaticamente tornei-me seguidora... Espero poder ajudar em algo e ficarei em alerta com relação aos acontecimentos aqui no Piauí!!
    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Amanda!

    Parabéns pelo curso de Arqueologia que certamente foi uma ótima escolha em função do Parque das Sete Cidades! Quero um dia visitar!!!

    Quando puder envia noticias e fotos sobre os recursos hídricos do Piauí.

    Obrigado por tornar-se seguidora e enviar esta mensagem.
    Abração e muito sucesso

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br