Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2009

PROGRAMA DA DUKE ENERGY EM PARCERIA COM UNIVERSIDADES LANÇA 1,5 MILHÕES DE PEIXES NO RIO PARANAPANEMA EM 2009

Vista dos tanques de alevinagem_Estação de Hidrobiologia e Aquicultura

DUKE ENERGY SOLTA 494 MIL PEIXES

Lote será distribuído nas proximidades de cinco usinas, completando 1,5 milhão de peixes soltos pela empresa neste ano

Com a soltura de 110 mil curimbatás no rio Laranja Doce, perto do reservatório da usina Capivara, a Duke Energy inicia, dia 5, a soltura de 494 mil peixes das espécies curimbatá e pacu-guaçu. Dia 6, o reservatório Chavantes receberá 50 mil exemplares de cada uma das espécies e dia 7 a soltura será no reservatório Taquaruçu, com 114 mil curimbatás. Dia 9, a empresa solta 110 mil pacus-guaçu no reservatório Salto Grande. As ações prosseguem dia 11, em Capivara, com 20 mil curimbatás, e se encerram dia 29 com a soltura de 50 mil pacus-guaçu no rio Paranapanema, em área do Parque Estadual Morro do Diabo, perto da usina Rosana.

Com essas ações, o Programa de Manejo Pesqueiro da Duke Energy completa 1,5 milhão de exemplares de espécies nativas soltos em 2009. “Se computadas as solturas realizadas desde 2001, ano do início do programa, a Duke Energy já soltou cerca de 15 milhões de peixes no Paranapanema, contribuindo para preservar a natureza e a biodiversidade e para manter o estoque pesqueiro”, lembra o coordenador do programa, o biólogo Norberto Vianna.

Dos tanques da Estação, os peixes seguem para o local de soltura

Para manter esse ritmo, a empresa investe na produção de peixes na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, localizada na usina Salto Grande. “Lá são realizadas as pesquisas, a reprodução e o desenvolvimento dos peixes de espécies nativas para o repovoamento – um trabalho feito em parceria com a Falm [Faculdades Luiz Meneghel], da Universidade Estadual do Norte do Paraná”, explica Vianna. São também parceiras nas pesquisas: UEL (Universidade Estadual de Londrina), Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unesp (universidade Estadual Paulista) - campus Jaboticabal e Botucatu.

Educação ambiental – Nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Porecatu (PR) e Primeiro de Maio (PR), no período de soltura dos peixes, a Duke Energy promoverá a palestra “Reprodução de Peixes” para alunos de escolas públicas, ministrada pela engenheira ambiental da empresa, Luciana Menegatto. “Tratamos da reprodução de peixes e dos benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema e ressaltamos a importância do envolvimento de todos para a proteção e recuperação dos recursos naturais”, conta Menegatto.




DATA

RESERVATÓRIO

LOCAL

ESPÉCIE

QUANTIDADE
5/10 Capivara Taciba Curimbatá 110 MIL
6/10 Chavantes Timburi Curimbatá

Pacu-guaçu

50 MIL

50 MIL

7/10 Taquaruçu Porecatu Curimbatá 114 MIL
9/10 Salto Grande Santa Cruz do Rio Pardo Pacu-guaçu 100 MIL
11/10 Capivara Primeiro de Maio Curimbatá 20 MIL
29/10 Rosana Parque Est. Morro do Diabo Pacu-guaçu 50 MIL
TOTAL – 494 MIL CURIMBATÁ

PACU-GUAÇU

294 MIL

200 MIL




Sobre a Duke Energy

Criada há dez anos no Brasil, a Duke Energy Geração Paranapanema é o maior investimento internacional da centenária companhia norte-americana Duke Energy, uma das maiores empresas de geração, distribuição, comercialização, transmissão de eletricidade e transporte de gás no mundo. Conta com um total de 2.307 MW em ativos de geração de energia composto por oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, divisa entre São Paulo e Paraná. As usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, responderam por, aproximadamente, 2,3% de toda a energia produzida no País em 2008.

A empresa promove diversas ações e projetos de responsabilidade socioambiental ao longo da bacia do Paranapanema, tendo investido R$ 66,4 milhões em programas ambientais. Entre eles está o Programa de Manejo Pesqueiro, voltado ao repovoamento do Paranapanema, que já colocou mais de 11 milhões de peixes de espécies nativas na bacia do Paranapanema. A Duke Energy também reflorestou mais de 5,98 mil hectares, com cerca de 9,87 milhões de árvores plantadas nas áreas de entorno de seus reservatórios, nos estados do Paraná e São Paulo, com R$ 36 milhões em investimentos.
Fonte: Mariana Chiquetto/Heloisa Miguel-Assessoria de Imprensa (18) 3908-7422


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Profª Claudia Spinelli - São Paulo - SP17 outubro, 2009 13:56

    Parabéns pelo Blog, muito abrangente e com variadas informações sobre recursos hídricos.
    O pessoal dessa empresa de energia, a Duke Energy também merece os cumprimentos.
    Esse trabalho de soltura de peixes nos rios tem um valor imenso e faz uma grande diferença na qualidade da flora e da fauna dos cursos d' água, além de fornecer alimento para as populações ribeirinhas.
    Todas as empresas de energia deveriam seguir esse exemplo e fazer soltura de peixes em todos os rios que alteraram as condições naturais, construindo os reservatórios das hidrelétricas.
    Vcs sabem se a Duke Energy forneceria alevinos e outros peixes para as prefeituras que quisessem fazer peixamento nos rios de suas cidades?
    Parabéns gente! Cada um fazendo um pouco vamos conseguir melhorar muito!

    Claudia Spinelli - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Luiz Cerqueira - Lages - SC17 outubro, 2009 17:01

    Também gostei dessa matéria sobre soltura de peixes nos rios.
    Queria saber se pode ser solto em qualquer época, se tem alguma condição para fazê-lo (temperatura e horário do dia), se é preciso autorização de algum órgão especial do meio ambiente e se eles sabem quantos por cento dos peixes soltos sobrevivem.

    Luiz Cerqueira - Lages - SC

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/ISOSRiosBr17 outubro, 2009 17:26

    Obrigado Claudia e Luiz Cerqueira,

    Também entendemos que essa atividade de solturas de peixes nos rios é muito importante para manutenção e equilíbrio das espécies nos rios.
    Recentemente o Governo do Rio de Janeiro procedeu a soltura de milhares de peixes no rio Paraíba do Sul e temos notícias que a CESP também o faz em Paraíbuna, SP.
    Estamos em contato com o pessoal de comunicação da Duke Energy para esclarecer as dúvidas levantadas e certamente eles enviarão um release com as informações.
    Continuem visitando nosso blog e enviando seus comentários. Obrigado!

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br