Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2009

PROGRAMA ÓLEO DA FRATERNIDADE, DOS CATÓLICOS DO ABC, AJUDA O MEIO AMBIENTE E RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA


Programa Óleo da Fraternidade

Ter, 20/Out/2009 - Cidadania Socioambiental

Um Projeto Socioambiental de sucesso: Campanha de coleta de óleo de cozinha usado atinge 100 mil litros e beneficia comunidades ribeirinhas carentes na Amazônia.

Uma campanha ambiental de coleta de óleo de cozinha criada pelo Instituto Lotus e realizada em parceria com a Diocese de Santo André, abrangendo todos os municípios do ABC paulista, completou dois anos e coletou 100 mil litros de óleo usado que não foram lançados no meio ambiente. 36 mil reais foram arrecadados com esta coleta e destinados a um projeto de cunho social na Amazônia.

Uma ação ambiental local com repercussão social na Amazônia

Através de bombonas, recipientes coletores, todas as igrejas católicas dos municípios do ABC paulista se tornaram postos de coleta de voluntária de óleo de cozinha usado. As igrejas se tornaram referência para que as pessoas exercitem suas consciências em atos concretos: não descartar o óleo usado na pia, ralos ou aterros sanitários. Desta forma, 100 mil litros de óleo usados foram coletados pela empresa Lirium, empresa esta especializada e habilitada para realizar a coleta, que destina o óleo usado para a indústria de biocombustível e ração animal.

O mote social de ajudar comunidades carentes na Amazônia motivou a ação ambiental dos moradores de todo o ABC paulista. Após 2 (dois) anos ininterruptos de campanha, um fundo financeiro de 36 mil reais foi gerado e que no mês de outubro foi destinado ao projeto “Missão Laguna Negra”, um projeto de apoio às comunidades ribeirinhas carentes da região amazônica nas áreas de saúde e assistência social.

A cidade de Lábrea (AM), no Rio Purus

O projeto “Missão Laguna Negra”

O projeto “Missão Laguna Negra” atende os municípios de Lábrea, Tapauá, Canutama e Pauini (um total de cerca de 86.000 habitantes), comunidades ribeirinhas localizados a 1.800 km de Manaus. Os recursos financeiros arrecadados foram destinados para contribuir na reforma do barco de mesmo nome – Laguna Negra, que irá desta forma ajudar na sustentabilidade do projeto.

Este barco percorre toda a região ribeirinha do Alto e Baixo Purus e realiza uma série de ações sociais e de saúde através de profissionais e voluntários, atendendo as necessidades das pessoas nas áreas de: enfermagem, atendimento médico e odontológico, fornecimento de medicamentos, vacinação humana e animal, emissão de Registro de Nascimento e carteiras de identidade, plastificação de documentos, cadastro e recadastro do Programa Bolsa Família, orientação para jovens e adolescentes em relação às drogas, levantamento da situação das escolas além da distribuição de kits da Defesa Civil. (Veja: MISSÃO NO AMAZONAS)

Maiores detalhes sobre o Programa Óleo da Fraternidade

O Programa Óleo da Fraternidade é uma tecnologia social criada pelo Instituto Lótus visando a integração de uma atividade de valor ambiental concreto – a coleta de óleo usado, a ações de responsabilidade social.

Amparados pela égide da Campanha da Fraternidade de 2007, cujo tema foi “Amazônia, Vida e Missão neste chão”, o Instituto Lótus e a Diocese de Santo André estabeleceram uma parceria e criaram a campanha ÓLEO DA FRATERNIDADE AMAZÔNIA 2007 – FAÇA DA DOAÇÃO DE ÓLEO USADO UM GESTO DE AMOR CONCRETO, para promover, a partir de uma mobilização das Igrejas católicas da região do ABC paulista, um território de 878 km2 e composta por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que contam com uma população de, aproximadamente dois milhões e oitocentos mil habitantes.

Desde então, os quiosques com as “bombonas” de coleta recebem o óleo de toda a comunidade nas paróquias participantes. Através de um processo ostensivo de divulgação sobre o uso, coleta e melhor destinação do óleo de cozinha, 100.000 litros de óleo de cozinha usado já deixaram de ser lançados no meio ambiente e se transformaram em biocombustível e ração animal.

Para maiores informações:
Alessandro Ayudarte
11-3499.7384 e 11-8256.8552
alessandro@lotusambiental.org.br

Fonte: Boletim da Agência REBIA - Portal do Meio Ambiente - VILMAR BERNA

SAIBA MAIS NO SITE DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br