Represa da SABESP transborda após a chuva em SP
Uma represa da Sabesp transbordou após a chuva da segunda-feira e invadiu as ruas e casas do limite entre os municípios de Barueri e Carapicuíba. A água passou por cima da barragem, inundou a região e atingiu quase 50 casas.
Por volta de 04h30 o Corpo de Bombeiros de Barueri começou a receber chamados de moradores dizendo que estavam ilhados.
A represa da Sabesp fica no limite entre os municípios de Barueri e Carapicuíba. O problema começou ainda de madrugada, quando chovia forte na região.
A água subiu muito, passou por cima da barragem e se misturou com o córrego, que passa perto das casas. Logo tudo ficou inundado. A água tomou conta das ruas, arrastou vários carros, entrou nas casas e invadiu até um grande galpão.
Vários moradores ficaram ilhados em casa. Do alto das lajes, eles viam o estrago do lado de fora. Alguns arriscaram sair, com água até os joelhos.
Um barraco de madeira ficou completamente isolado, no meio da enxurrada. No teto, o gato tentava escapar.
A ponte passa por cima do córrego. Mas, do alto, mal dava pra saber o que era a rua e o que era rio.
Uma das ruas mais afetadas em Barueri foi a Rua Projetada. Ela é de terra e foi totalmente tomada pela lama.
Segundo os moradores, a chuva começou por volta da 01h30. Eles disseram que a partir daí começaram a tentar salvar móveis, eletrodomésticos, roupas e tudo de dentro das casas. Marcas ficaram pelos muros.
O SPTV conversou por telefone com Alberto Ferro, gerente de Recursos Hídricos da Sabesp na região metropolitana. Ele disse que a represa da Sabesp chegou ao seu limite de capacidade por causa da chuva da noite. Ele falou que, só na segunda-feira, choveu quase todo o previsto pra todo o mês de outubro na região. E foi por isso a represa encheu.
O gerente de recursos hídricos disse ainda que não há nenhum problema com a represa e que a água passar por cima da barragem, quando enche demais, é normal. Ele falou também que o problema está na ocupação irregular. As casas não deveriam estar na várzea do Rio Cotia exatamente por causa deste risco de inundação.
A Sabesp confirmou que existem duas represas no limite entre Barueri e Carapicuíba: a Represa da Graça e a Represa Pedro Beicht. Segundo a Sabesp, as duas represas estão funcionando normalmente, ou seja, o abastecimento de água para a população não foi afetado.
VEJA O VÍDEO DA SP TV 1ª EDIÇÃO - GLOBO.COM
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
As pessoas que por não ter para onde ir, por desconhecimento, ou mesmo ciente dos riscos, continuam ocupando áreas que de direito pertencem a rios e córregos. O poder público omisso permite que tais fatos continuem acontecendo. A prefeitura sabe que o local é área de risco mas não se preocupa em remanejar as pessoas para áreas seguras e impedir que novas famílias ocupem essas áreas. Enquanto isso continuar ocorrendo, ano a ano teremos essas tristes notícias.
ResponderExcluir