Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2009

PROJETO QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA (PQA) E IBAMA JÁ SALVARAM MAIS DE 5 MILHÕES DE QUELÔNIOS


Amazônia salva 5 milhões de quelônios

Ter, 01 de Dezembro de 2009
Agência Amazônia

Projeto Quelônios da Amazônia já salvou mais de 5 milhões de tartarugas e tracajás

MAYARA ALTEBARMAQUIAN
e MONTEZUMA CRUZ

contato@agenciaamazonia.com.br"

PORTO VELHO, RO – Rondônia vem conseguindo impedir a extinção de tartarugas e tracajás nesta parte da Amazônia Ocidental. Encabeçado pelo governo estadual, o Projeto Quelônios da Amazônia (PQA) obteve o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para salvar exemplares de quelônios (ordem de répteis que abrange tartarugas, tracajás, cágados ou jabutis aquático e terrestre).

Estima-se em cinco milhões de tartarugas e tracajás o número de quelônios preservados há 33 anos. O primeiro esforço para salvar essas espécies foi feito em 1976, quando o ex-secretário de Agricultura, Edgar Cordeiro, instalou pequenos tanques de cimento no município de Costa Marques, no Vale do Guaporé, para criar as espécies Podocnemis expansa e Podocnemis unifilis.

Na época, o cientista Camilo Viana, da Sociedade Paraense de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren), visitou Rondônia e incentivou o trabalho da secretaria, que também contou com o apoio do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Apoio de técnicos e ribeirinhos

O PQA tem uma enorme superfície a cobrir em Rondônia. Com população de 1,4 milhões de habitantes, é o estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. Possui 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho. Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa.

O programa conta com o apoio de comunidades ribeirinhas, de técnicos do Ibama, do governo e de associações de proteção ambiental. "As tartarugas e tracajás são os principais alvos de captura e predação. Por isso, o programa se preocupa em proteger, recuperar e manter essas espécies em equilíbrio", destaca o executor operacional do projeto, Jácomo Antonio Mediote.

Trinta pessoas, integrantes do PQA e voluntários, percorreram 15 praias ao longo do Rio Guaporé, nos municípios de Costa Marques, Alta Floresta do Oeste e Pimenteiras, identificando e marcando os locais onde acontece a desova. De acordo com Mediote, os trabalhos de preservação das espécies acontecem desde a reprodução até o nascimento, período que ocorre entre a primeira quinzena de agosto e a primeira quinzena de dezembro.

Para a médica veterinária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia, Maria de Fátima Soares, o projeto conseguiu aumentar de forma considerável a população de quelônios na região, além de repovoar áreas onde as tartarugas já não existiam. "Por isso, a importância de cumprir todas as etapas que visam preservar as tartarugas e tracajás da Amazônia", lembra


Campanha para o bicho
não virar comida


BRASÍLIA – Há seis anos, o Fundo de Conservação das Tartarugas e a União Conservacionista Mundial lançaram uma campanha com recursos de US$ 5 milhões para evitar a matança de quelônios. Uma das principais ameaças na época era o consumo da carne de tartaruga como comida. De acordo com o Fundo de Conservação das Tartarugas, 200 das 300 tartarugas de água doce correm risco de extinção e precisam de proteção.

Não é muito diferente hoje. Segundo ambientalistas de diversos órgãos, dois terços da população de tartarugas e cágados do mundo estão ameaçadas pelo crescimento das aglomerações humanas, de acordo com ambientalistas.

A principal ameaça às tartarugas é seu uso como alimento ou fonte de ingredientes para medicina tradicional no extremo oriente. Cientistas calculam que alguns tipos de tartarugas podem ser extintos num período de 20 anos.

A campanha obteve o apoio de uma série de entidades conservacionistas. A lista de espécies-alvo excluiu naquela ocasião oito tipos de tartarugas marinhas. No entanto, incluiu algumas de água doce, entre as quais a roti, da Indonésia, a tartaruga-estrela birmanesa e tartaruga-mapa do Mississipi. Fonte: Agência Amazônia - http://twitter.com/AgenciaAmazonia

Carne de tartaruga é uma iguaria da culinária do Amazonas
A culinária é um dos destaques da cultura do norte do Brasil. Os pratos feitos com carne de tartaruga, por exemplo, fazem sucesso, e estão sempre nos cardápios do povo do Amazonas. Mais informações em UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br