Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2009

ATLAS DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS ( ANA) VÃO MOSTRAR ONDE PODERÁ FALTAR ÁGUA NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS




ANA divulga Atlas de Abastecimento Urbano de Água


Agência Nacional de Águas lança nesta quarta feira estudos inéditos que revelam onde poderá faltar água nos próximos cinco anos se não forem feitos os investimentos apontados.

O levantamento da Agência Nacional de Águas mapeia mananciais e sistemas de produção de água em regiões estratégicas do país. Os três estudos: Atlas Regiões Metropolitanas, Atlas Nordeste e Atlas Sul revelam quais são as regiões vulneráveis, ou seja, onde pode faltar água para a população urbana até 2015 caso não sejam executados os investimentos fundamentais para o aproveitamento de novos mananciais e melhoria ou aumento da capacidade dos sistemas de produção de 2.965 cidades.

Revela, ainda, os investimentos previstos em tratamento de esgotos para a proteção das captações e garantia da qualidade da água. O levantamento será apresentado à imprensa pelo diretor-presidente da ANA, José Machado, e diretoria colegiada, em coletiva no dia 9/12 (quarta-feira) na sede da agência, em Brasília.



Diretores da ANA participam de audiência pública no Senado


José Machado, à direita do senador Renato Casagrande, divide a mesa com Benedito Braga e Francisco de Assis da ABRH
Foto: Rosana Hessel/Banco de Imagens ANA

Rosana Hessel

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participou da abertura 44ª reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, onde fez um balanço de sua gestão, iniciada em 21/12/2005 e que termina no próximo dia 20.

O presidente da Comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES) elogiou o trabalho de Machado à frente da instituição. “Avançamos em várias parcerias e espero que esse trabalho conjunto da ANA com o Senado continue para que o tema água esteja na pauta da política nacional”, disse.

Durante sua exposição, Machado destacou o fato de a ANA ser uma agência nova (com apenas nove anos) e em crescimento constante. “Vamos incorporar mais 152 concursados no final deste ano e, com isso, totalizar mais de 750 servidores na casa. Isso é um indicador do crescimento da agência que sofre uma evolução positiva”, afirmou.

O presidente da ANA procurou enumerar os trabalhos realizados durante a sua gestão e destacou os importantes estudos que serão lançados amanhã, quarta-feira (9/12): Atlas Regiões Metropolitanas, Atlas Sul e Atlas Nordeste. Os relatórios mapeiam o abastecimento urbano de água em quase três mil cidades brasileiras e dão as sugestões de investimentos necessários para garantir a segurança hídrica nesses municípios. “O mapa completo do diagnóstico da situação hídrica com as soluções será colocado na internet e estará disponível para todos os cidadãos”, afirmou.

O diretor da ANA, Benedito Braga, cujo segundo mandato também termina praticamente junto com o de Machado, participou da mesa de discussões na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Em seu breve discurso, Braga elogiou a gestão de Machado e buscou destacar o ambiente de amizade na casa. “Passamos para outro patamar do ponto de vista político com a gestão de Machado, que ajudou a levar para o tema água para a agenda do governo”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Francisco de Assis de Souza Filho, também participou da audiência pública no Senado. Ele foi convidado por Casagrande para fazer um balanço do resultado do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em Campo Grande (MS), entre os dias 22 e 26 de novembro.


Data: 8 de dezembro de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br