Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2009

SANEPAR EXECUTA OBRAS PARA AMPLIAR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE LONDRINA (PR)

Lago Igapó, Londrina (PR)

PR: Sanepar executar as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Londrina

Assecom Sanepar
08/12/2009

Para executar as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Londrina e Cambé, a Sanepar precisa detonar rochas com explosivo. Os serviços foram iniciados e prosseguem na Rua Lourenço Antonio da Veiga, com novas explosões.

Na tarde de ontem, na Rua Aristides Simões, Bairro Santa Joana (região do Ouro Branco, na Zona Sul), foram feitas dez detonações, numa extensão de 160 m. Foram usados cerca de 20 kg de explosivo, que foi todo coberto com terra. Não houve incidente. Apenas o forte barulho das explosões.

Segurança - O local das explosões foi isolado. Todas as casas da rua foram desocupadas, pois os moradores haviam sido avisados anteriormente em visitas pessoais das equipes da Sanepar. Na rua, moradores, jornalistas e os trabalhadores da obra aguardavam, curiosos, a uma distância de 100 metros.

No local, está sendo implantado o anel de distribuição para reforçar o abastecimento de água. Nesse trecho da rua, foi preciso detonar o terreno rochoso que estava impedido que as escavações atingissem a profundidade em torno de 1,10 m.

Assim que detecta a necessidade de uso de explosivo, a Sanepar aciona a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para que todas as medidas de segurança sejam adotadas. A Copel também foi acionada para fazer o desligamento da energia elétrica no momento da detonação. O transporte e o uso do explosivo ficaram sob responsabilidade do cabo de fogo (blaster) Márcio Adriano de Oliveira. Blaster é o nome do profissional habilitado para fiscalizar e utilizar explosivos.

Todas as casas e muros da região foram fotografados antes das explosões.

Obra

A obra de implantação de anéis teve início em novembro de 2007 e deve ser concluída em janeiro de 2010. Estão sendo implantados 62,3 km de anéis de distribuição, três válvulas controladoras de pressão, 11 travessias e duas interligações em reservatórios existentes em Londrina e Cambé. Orçada em R$ 5,6 milhões, a obra é para reforça o abastecimento de água no sistema integrado Londrina/Cambé. Os recursos são financiados Caixa Econômica Federal/FGTS, dentro do Programa Pró-Saneamento.

Fonte: Assecom Sanepar/Saneamento Básico, o Site



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br