Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2009

O MARANHÃO E AS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO


Meus Prezados,
A Paraíba é um dos estados mais complicados do Nordeste em termos de distribuição de águas para sua população. É incrível a facilidade encontrada pelos governantes de interligar suas bacias e a população ficar dependendo, apenas, da chegada das águas do Velho Chico para a solução de seus problemas de abastecimento.

De nossa parte, ficaremos na torcida para que as autoridades consigam concluir o eixo leste da transposição em 2010.
Por outro lado, vamos dar esse crédito ao governador Maranhão, para livrar
a Paraíba do colapso hídrico.
Está no Rema. Confiram.
João Suassuna

Maranhão: PB tem projeto para o Velho Chico

por João SuassunaÚltima modificação 30/11/2009

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20091128121231

Maranhão diz que PB tem projeto para utilizar as águas do Velho Chico

O governador José Maranhão (PMDB) afirmou que a Paraíba tem, sim, um projeto para utilizar as águas do rio São Francisco tão logo a transposição chegue ao Estado. Ele informou que o Estado possui 23 barragens construídas, que se integrarão ao processo de transposição do São Francisco. O primeiro trecho das obras do Eixo Leste, que vai beneficiar Paraíba e Pernambuco, está previsto para ser entregue em 2010.

Maranhão citou as Várzeas de Souza, Várzeas do Arroz, Piancó I, II e III como sistemas que serão interligados à transposição. “Essas barragens serão grandes reservatórios e, em torno delas, se dará o processo de irrigação com uma agricultura do século XXI. Esse ponto é importante”.

“Várzeas de Sousa tem uma capacidade instalada de seis mil hectares. Com a transposição, poderá chegar a 20 mil hectares”, explicou ele. O governador informou ainda que sua equipe trabalha no projeto do canal de interligação da bacia de Acauã com a de Araçagi. “Essas barragens serão enriquecidas com as águas do São Francisco e esse canal vai permitir a irrigação de mais 20 mil hectares”, disse.

Ao ser indagado se essas obras ficarão prontas a tempo, o governador respondeu: “Todo tempo é tempo. O que tem de chegar logo são as águas do São Francisco”. Maranhão afirmou que as barragens já construídas estão automaticamente interligadas e que faltaria apenas a obra que vai interligar Acauã a Araçagi.

Hoje, são mais de 70 obras de abastecimento de água em vários sistemas em andamento em todo o Estado. “Em breve, não fixamos a data, mas a obra já está pronta, nós estaremos inaugurando o sistema Capivara, que vai beneficiar a sete municípios e 16 povoados na região”.

Ele também citou a Adutora São José, que vai abastecer Campina Grande, que já está em vias de conclusão. Tem ainda o sistema da transposição litorânea, que vai atender a Grande João Pessoa, e a Adutora do Congo, que beneficiará toda a região do Cariri.

“E outras obras como o sistema do Brejo/Curimataú que nós estamos melhorando. Nós fizemos esse sistema na administração anterior, mas agora estamos incorporando outra obra que é o açude de Pirpirituba (senador Humberto Lucena), que vai ser interligado com o Jandaia, cuja obra de construção nós estamos reiniciando”, informou o governador.

Camará – O governador José Maranhão disse que a reconstrução a Barragem de Camará já está em processo licitatório. Ele garantiu que em 30 dias deverá anunciar a ordem de serviço para recomeçar a construção. “Eu vou dizer porque eu insisto em Camará: porque é uma obra interessante para o sistema de abastecimento de água do Planalto da Borborema”.

Segundo Maranhão, afora Camará não teria outra fonte de abastecimento capaz de atender a todos os municípios do Planalto da Borborema. “Nós ficaríamos dependendo do rio Mamanguape e de outros mananciais que estão na parte baixa do Brejo e a transposição dessas águas encareceria muito a obra e, em muitos casos, tornava-se inviável”.

Ele destacou a importância da obra de Camará, cuja capacidade é de 600 milhões de metros cúbicos de água. “A Paraíba não tem uma água melhor que a de Camará e que vai permitir ao atendimento a todas as cidades do Planalto da Borborema”, explicou. A licitação da obra deve ser feita no início de 2010 e a previsão de conclusão é de 90 dias.

Secom

Fonte para edição no Rema:

Marcus Hermano Ribeiro Bichara Sobreira (marcushrbs@gmail.com)

Colaboração enviada pelo Eng. João Suassuna - Rema Atlântico

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br