Em Nova York, atriz pede que governo brasileiro se torne um líder ambiental.
Para ela, Brasil deve abandonar modelo de construção de hidrelétricas.
A atriz norte-americana Sigourney Weaver liderou nesta quarta-feira (28) um protesto em Nova York contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte na Amazônia e pediu ao governo brasileiro que seja um "líder" em matéria ambiental.
A manifestação levou dezenas de ativistas e delegados que participam do Fórum Permanente para Assuntos Indígenas das Nações Unidas para frente da sede em Manhattan da Missão do Brasil nas Nações Unidas, no qual o projeto da represa foi um dos protagonistas. Também participaram da manifestação representantes de povos indígenas da região amazônica.
"O Brasil foi pioneiro nos biocombustíveis e tem a maravilhosa oportunidade de ser também um líder nesta encruzilhada na qual se encontram muitos países", disse Weaver. Há duas semanas, ela acompanhou o diretor de cinema James Cameron à região que deve ser afetada pelo projeto, na Floresta Amazônica.
A protagonista do filme "Alien - O Oitavo Passageiro" pediu ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apostar em "um modelo energético do século XXI", no lugar de um projeto "com tantas consequências negativas".
A artiz norte-americana Sigourney Weaver participou nesta quarta-feira (28) de protesto em Nova York contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. (Foto: Thimoty A. Clary/AFP)
Para Weaver, as autoridades brasileiras deveriam se "concentrar nas energias renováveis e no consumo eficiente de energia".
"Aqui (nos EUA) estamos nos desfazendo das represas, que foram um pesadelo para o meio ambiente e não produziram a energia que se supunha", assegurou a atriz norte-americana.
"Acho sinceramente que o Brasil pode ser um líder no meio ambiente e que não tem por que seguir nossos passos e cometer nossos erros", insistiu. Em seguida ao protesto, a atriz foi recebida por representantes do Itamaraty.
Em sua viagem no começo desse mês ao Brasil, a atriz esteve acompanhada de James Cameron, o diretor de "Avatar", e de outro protagonista do filme, Joel David Moore.
A oposição pública à usina de Belo Monte, junto aos paralelismos entre o argumento de "Avatar" e as ameaças que afrontam os povos indígenas transformaram estas estrelas de Hollywood em rostos conhecidos na oposição internacional aos planos do governo.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br