Justiça do PA concede 3a liminar contra usina de Belo Monte
Ter, 20 Abr, 02h17 - Notícias Yahoo
Por Carolina Marcondes e Fernando Exman
SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - A Justiça Federal do Pará concedeu no início da tarde desta terça-feira uma nova liminar --a terceira-- que suspende o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.
A decisão é do juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo, da Subseção de Altamira, o mesmo que já determinou por duas vezes, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a suspensão do processo. E, assim como das outras duas vezes, cabe recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF-1), que derrubou as duas liminares anteriores.
Nesta terceira liminar, o magistrado acolheu pedido formulado em ação civil pública ajuizada pela organização Amigos da Terra-Amazônia Brasileira e pela Associação de Defesa Etnoambiental-Kanindé.
Segundo a Justiça Federal do Pará, o juiz entendeu que o artigo 225 da Constituição Federal exige estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, como é o caso de Belo Monte.
A Advocacia Geral da União (AGU) afirmou que foi notificada da decisão e já vai recorrer ainda nesta tarde.
O leilão já foi encerrado em sua primeira fase e a diferença entre os dois grupos foi superior a 5 por cento.
Segundo a assessoria de imprensa da AGU, a avaliação do órgão é que a etapa dos lances foi cumprida corretamente uma vez que a defensoria do governo e a Aneel não foram notificadas da nova liminar antes da abertura dos lances.
"O processo só se encerra com a divulgação do resultado, o processo do leilão está interrompido", disse assessoria de imprensa da AGU.
"A orientação, por precaução jurídica, é que a divulgação do resultado só ocorra quando houver a decisão do TRF-1 sobre a nova liminar", informou o órgão.
Procurado o TRF-1 informou que ainda não pode se pronunciar sobre o assunto.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br