Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de abril de 2010

GRANDE SÃO PAULO PODERÁ FICAR SEM A ÁGUA DO CBH-PCJ


Movimento mira outorga do Sistema Cantareira

16/04/2010
- A TRIBUNA

Marcado para 2014, novo convênio com o governo estadual para reversão de água da Bacia PCJ já tem documento com quase 50 mil adesões

Erich Vallim Vicente

Duas copas do mundo. Entre a competição deste ano, na África do Sul, e a do Brasil, em 2014, ocorrerá uma espécie de ciclo de manifestações em prol de uma nova outorga do Sistema Cantareira, convênio assinado pela primeira vez em 1974, válido por 30 anos; referendado em 2004, com diversas alterações – algumas delas favoráveis à Bacia PCJ, onde está inserido o Rio Piracicaba; e, agora, já há preparativos para o terceiro convênio, marcado para daqui quatro anos. Aliás, a redução da outorga de 30 para 10 anos foi uma das conquistas do início da década passada.


“Já estamos coletando um grande abaixo-assinado com 50 mil adesões para serem entregues ao governo estadual”, avisa Euclides Buzetto, ex-vereador e um verdadeiro entusiasta da causa do Rio Piracicaba. Ele é criador, ao lado da também ex-vereadora Laurisa Cortelazzi, da lei que criou o 15 de abril com ‘Dia do Rio Piracicaba’ – comemorado ontem com visita de escola no Museu da Água, matéria nesta página – e principal articulador do Fórum Permanente em Defesa do Rio Piracicaba, mantido na Câmara pelo colega de partido, José Antonio Fernandes Paiva (PT).


Buzetto declara que a movimentação é um preparativo para o que se pretende conseguir em 2014, com a nova outorga do sistema que reverte água da Bacia PCJ para abastecer a Região Metropolitana de São Paulo. “Quero chegar até lá com um trabalho bem caminhado e forte o suficiente para novas conquistas”, acredita o ex-vereador. Ele está buscando parcerias com clubes de serviço, como Lions Piracicaba, para arrecadar o maior número de adesões ao documento que já conta com algumas das principais propostas para “melhorar a vida do rio”, como observa Buzetto.


Entre os principais pedidos desta nova outorga está o dobro da vazão mínima estabelecida em 2004 para os períodos de estiagem – junho, julho e e agosto. Ao invés dos atuais 7 metros cúbicos por segundo, ele pensa na possibilidade de dobrar, chegar a 14 m3/s. Outra proposta é a criação de represas próximas a Atibaia, com o objetivo de ampliar o banco de água voltado para atender o rio em baixas vazões. “Acreditamos que há espaço para melhora da situação de toda a Bacia PCJ”, diz o ex-vereador.


CANTAREIRA - O atual nível das represas do Sistema Cantareira já garante o abastecimento à população atendida para os próximos dois anos. O sistema é responsável pelo fornecimento de água a quase metade da Região Metropolitana de São Paulo. No momento, opera com 99,5% da capacidade. O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. JORNAL A TRIBUNA - PIRACICABA




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br