Ele afirmou que a usina hidrelétrica precisa ser construída, por seu porte gigantesco e potencial de geração de energia. Nesta terça, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o adiamento para sexta-feira (16) do prazo de inscrição para os consórcios interessados em participar do leilão da usina.
Em Brasília, Cameron disse que “o problema de Belo Monte não é só do Brasil” e que iria pedir apoio de congressistas norte-americanos na luta contra o projeto. “Esta não é uma questão só do Brasil, mas do mundo todo. Vou para Washington para conversar com senadores”, afirmou.
Segundo o cineasta, a usina vai desalojar a população ribeirinha e pode acelerar o aquecimento global. Ele explicou que a construção da hidrelétrica vai provocar a inundação da vegetação nativa e gerar gás metano. “Washington deve ter interesse [em evitar a usina]. É um problema internacional. O reservatório vai provocar o impacto do metano, que é 20 vezes mais danoso do que o gás carbônico”, afirmou.
O diretor também defendeu que os Estados Unidos contribuam com a preservação da floresta Amazônica através de financiamentos para projetos ambientais. “Se evitar o aquecimento global significa preservar a floresta Amazônica, então os Estados Unidos devem contribuir, inclusive financeiramente”.
O diretor de ‘Avatar’ disse esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se convença dos danos que a construção da usina supostamente pode provocar. “Eu o desafio a ser um líder, o líder do século 21”, disse.
O cineasta afirmou ainda que um projeto da magnitude de Belo Monte não pode ser iniciado sem que especialistas ambientais e a população afetada sejam ouvidos. “Não se decide se um projeto é bom ou ruim depois de iniciado o processo”, criticou.
Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, defendeu a construção de Belo Monte e disse que a legislação ambiental foi respeitada.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
A barragem de belo monte e um abuso a constituicao brasileira e a auta corte brasileira deve impedir este contrato da usina.Muitas coisas nao foram analiszada para a populacao que vivem na area a sua cultura,os seus desejos,os politicos nao moram la.E muito facil tomar uma atitude dessa sem analizar a cultura de um povo.Isto sao coisas que nao se mexem.O governo foi longe demais.Tantas coisas tragicas que acontecem no Brasil que passam anos para serem resolvidas.Agora um projeto desse tamanho que mexe com a cultura do Brasil e ja no fim do governo e aceito tao rapidamente.Olha estou indignada a populacao brasileira nao pode aceitar esta barragem no RIO XINGU na minha opniao e um abuso cultura que diz respeito a todos nos brasileiros.Bom eu falei brasileiros aquela mistura boa que respeita a cultura indigena como os primeiros habitantes do Brasil.Porque no Brasil todos os brasileiros sao misturados,mas tem a mistura boa e a mistura do mal que ainda acham que o Brasil e um pais de invazoes desde o tempo das invasoes forcadas.Estou fora do Brasil na Suecia e seu o que e ser estrangeiro,poe bandeiras,nos jardins,janelas e varandas grandes mastros com bandeiras em residencia em escandinavia nao precisamos por bandeiras em todas as partes no Brasil.Mas precisamos sermos ouvidos pelo governo brasileiro que construiu o seu governo na epoca para ser presidente como uma pessoa umilde e conhecedora das causas sociais que eu me lembre nao falou na epoca que tinha um plano de construir barragem no territorii sagrado da cultura brasileira o RIO XINGU que nao e qualquer rio que se possa construir a 3 barrgem do mundo,pois tem um significado cultural a nossa cultura que nao esta sendo considerado.Amiga do Brasil sempre inimiga jamais o governo o governo e quem foi de acordo com este contrato mexeu com a nossa cultura e com a alma do povo brasileiro e isto sao coisa sque nao se mexem.Indgnacao e pouco.Abuso de poder Cristina Seabra Amiga do Brasil orkut inimiga jamais.
ResponderExcluir