Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de abril de 2010

POUCOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ESTÃO EM CONDIÇÕES DE ELABORAR O "PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO"


Municípios precisam de parcerias para elaborar planos locais de saneamento

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério, disse, nesta quinta-feira (29), em Fortaleza (CE), que os municípios precisam integrar diversos órgãos envolvidos com o saneamento básico para elaborar o Plano Municipal de Saneamento (PMS). Durante a oficina que iniciou os trabalhos para a criação do PMS de Fortaleza, Silvério lembrou que o prazo para finalizar o plano é curto e a demanda requer certa complexidade nas informações.


“A responsabilidade de criar o PMS é dos municípios, mas eles podem e devem contar com a participação de órgãos estaduais e federais, bem como da sociedade civil organizada. É preciso que seja feito um levantamento do que já foi pensado na área de saneamento nos municípios para otimizar tempo e recursos”, afirma Silvério.


De acordo com uma resolução estabelecida pelo Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), os municípios terão até dezembro deste ano para concluir o estudo, caso contrário, serão impossibilitados de ter acesso a recursos financeiros da União para aplicar em saneamento básico durante o ano de 2011.


Durante a abertura do evento, Silvério apresentou o Plano Nacional de Saneamento Básico e suas diretrizes para promover a universalização dos serviços de saneamento em todo o território nacional.


O PMS de Fortaleza será coordenado pela Cooperii e gerenciado pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR). Participam da articulação o Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); e o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, via Cagece, da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARCE), e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).


Plano Municipal de Saneamento – Uma exigência da Lei 11.445/2007, o Plano estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, visando a saúde, a qualidade de vida e a inclusão social. O PMS será um importante instrumento de planejamento e gestão para a universalização dos serviços de saneamento em todo o território nacional nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas para os próximos 20 anos. (Fonte: MMA) / AMBIENTE BRASIL


O QUE PODE SER FEITO:

Se o seu município ainda não elaborou o importante "PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO" terá de fazê-lo até dezembro de 2010 para ter acesso a recursos financeiros da União para aplicar em saneamento básico durante o ano de 2011.

Os diversos consórcios intermunicipais, as Secretarias dos Governos Estaduais, o Ministério das Cidades, várias ONGs e OSCIPs, Comitês de Bacias Hidrográficas, o CREA, as ABES nos Estados, ASSEMAE, ABCON, os Institutos de Engenharia, Universidades, a Agência Nacional de Águas (ANA) e outros organismos têm realizado importantes oficinas para orientar os técnicos e especialistas municipais a elaborar o PMS pelo Brasil.


Os municípios maiores e que dispõem de mais verbas contratam empresas especializadas para realizar o Plano Municipal de Saneamento exigido pela Lei 11.445/2007, entretanto por sua complexidade e exigências sabemos que seu custo não é nada barato, impedindo a contratação pelas comunidades com menores recursos.


Como temos recebido consultas de algumas comunidades de poucos recursos, preocupados com a elaboração do PMS e sem contar com pessoal especializado para o mesmo, estamos mantendo contato com alguns órgãos que possam disponibilizar, mesmo à distância, informações que possam orientar esses municípios.


Na nossa coluna "PESQUISA ESCOLAR: Recursos Hídricos" disponibilizamos o ítem: 20. PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO, com links contendo o maior número possível de informações sobre como elaborar o Plano, para consulta e orientação. Informaremos também a agenda de cursos e oficinas disponíveis, bem como os locais onde obter mais informações. Caso vc conheça algum site que disponha de mais informações sobre o assunto, favor nos enviar o link para publicarmos.


Continuamos à disposição para ajudar todos aqueles que desejam saber mais sobre o "Plano Municipal de Saneamento". Artigos sobre o assunto, produzido por especialistas, serão muito bem vindos!

Prof. Jarmuth Andrade


SAIBA MAIS:

PESQUISA ESCOLAR: Recursos Hídricos

20. PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

(na coluna da direita, ao lado)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br