Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de abril de 2010

SOS LAGOA ENCANTADA - ILHÉUS (BA) "MANIFESTANTES ABRAÇAM A LAGOA"


Protesto. Manifestantes abraçam a Lagoa Encantada


Ilhéus faz manifestação contra construção de porto privado

Coalizão de ONGs e movimentos locais rechaçam projeto que pode comprometer área da Mata Atlântica
26 de abril de 2010

ENVIADA ESPECIAL A ILHÉUS (BA)

Cerca de 300 pessoas abraçaram ontem simbolicamente a Lagoa Encantada, em Ilhéus, em um ato contra a construção de um porto privado da empresa Bahia Mineração (Bamin). A região onde há a intenção de criar o empreendimento é uma Área de Proteção Ambiental. O porto será usado para escoar minério de ferro.

No evento, que reuniu moradores, donos de hotéis e integrantes de ONGs como SOS Mata Atlântica, Floresta Viva, Ação Ilhéus e WWF, também foi apresentado um manifesto. O documento será enviado ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e ao Ministério do Meio Ambiente.

Os manifestantes temem os danos ao ambiente que o porto pode causar. O projeto prevê o desmate de uma área de Mata Atlântica preservada equivalente a meio Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Também acreditam que o turismo será impactado, pois o grande atrativo, as belezas naturais, será comprometido. A Lagoa Encantada é tombada pelo município e a região, reconhecida pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

"Temos medo de que o armazenamento do ferro não seja adequado e o pó venha com o vento, contaminando a lagoa e os peixes. Daí ficaremos sem trabalho", afirma Jailson Costa dos Santos, dono de um restaurante nas margens da lagoa e que pesca no local o almoço dos clientes.

A bela Lagoa Encantada, parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ameaçada pelo projeto



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Conheci a Lagoa Encantada no ano 2000. Realmente fiquei encantado com aquela beleza. Suas águas escuras e profundas pareciam até o famoso lago Ness. Muito provavelmente devem haver muitas espécies desconhecidas de peixes, anfíbios e até aves naquela região. Voltei lá em julho de 2010 e começei a perceber sinais de uma destruição iminente; com as pessoas ao mesmo tempo iludidas/esperançosas e também inseguras ou sem saber o que fazer (ou se é que dá pra fazer algo) por uma região tão grande e bonita.
    Aquilo era para ser um santuário com proibição de construções e de assentamentos no entorno (afinal não é uma APA?).
    Eu pergunto: vcs conhecem alguma área de mineração/extração no Brasil e no mundo onde não houvesse degradação permanente dos recurços naturais? Sou de Minas Gerais, da terra natal do jornalista Sergio Abranches e vejo o que está nos restando dos rios, nascentes, cerrado, montanhas e matas mineiras. É um ARRASO completo. E vcs baianos, é só esperarem para ver o que vai restar da sua/nossa Lagoa Encantada, um lagoa feia, suja, tóxica para beneficio de empresas asiaticas. Será que nunca deixaremos de ser colônias? E o impacto nas cidades no entorno da região? Crescimento desordenado, favelização, pobreza, violencia, este será o futuro que nos aguarda daqui a 20-50 anos. Vcs acham muito? Pois temos de pensar a natureza é a longuissimo prazo, para as gerações futuras, que pelo jeito que vai, nada conhecerão!
    Controle de Natalidade JÁ!! A Causa de todos os problemas ambientais!!

    Marco Aurelio - Curvelo/MG

    ResponderExcluir
  2. Nossa! é muito triste, ver a frienza das pessoas sem conciencia, trazer a poluiçao e destruiçao pra nossa aguas limpas.Enquanto tem lugares que a populaçao esta morrendo de cede, os enconcientes estão en defenza de destruir nossa Largoa Encantada... Isso é asombroso! Marcia Itabuna-Ba

    ResponderExcluir
  3. Nossa! é muito triste, ver a frienza das pessoas sem conciencia, trazer a poluiçao e destruiçao pra nossa aguas limpas.Enquanto tem lugares que a populaçao esta morrendo de cede, os enconcientes estão en defenza de destruir nossa Largoa Encantada... Isso é asombroso! Marcia Itabuna-Ba

    ResponderExcluir
  4. Edinete sou nativa desta localidade, o que mim deixa mais triste é saber que, não contente em destruir a vegetação das margem dos rios afluentes da Lagoa Encantada.Agora querem destruir mais. Quando garota, nada no rio Taquari e Inhaupe e o das Caldeiras. pescávamos muitos peixes. Hoje o rio Talquari mal cobre os meus pés. Que saudade quando eu saia de canoa, e depois pulava e voltava nadando. A minha lagoa das histórias encantada, que atentamente ouvia do meu avô. Sues peixes muitos já são raros. não esqueço da piracemas dos piaus, dos pássaros; dos bichos. salve a Logoa Encantada

    ResponderExcluir
  5. Edinete,

    Para salvar a bela Lagoa Encantada que vc descreve com tanta saudade depende do interesse e boa vontade da população da região.
    Reúna um bom pessoal e vão até o Dr. Promotor Público da Comarca, que o Curador do Meio Ambiente e peça a ele para orientar vocês que atitudes devem ser tomadas para resolver os problemas da Lagoa.
    Descruzem os braços e mãos às obras!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br