Ilhéus faz manifestação contra construção de porto privado
Coalizão de ONGs e movimentos locais rechaçam projeto que pode comprometer área da Mata Atlântica
26 de abril de 2010
ENVIADA ESPECIAL A ILHÉUS (BA)
No evento, que reuniu moradores, donos de hotéis e integrantes de ONGs como SOS Mata Atlântica, Floresta Viva, Ação Ilhéus e WWF, também foi apresentado um manifesto. O documento será enviado ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e ao Ministério do Meio Ambiente.
Os manifestantes temem os danos ao ambiente que o porto pode causar. O projeto prevê o desmate de uma área de Mata Atlântica preservada equivalente a meio Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Também acreditam que o turismo será impactado, pois o grande atrativo, as belezas naturais, será comprometido. A Lagoa Encantada é tombada pelo município e a região, reconhecida pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
"Temos medo de que o armazenamento do ferro não seja adequado e o pó venha com o vento, contaminando a lagoa e os peixes. Daí ficaremos sem trabalho", afirma Jailson Costa dos Santos, dono de um restaurante nas margens da lagoa e que pesca no local o almoço dos clientes.
A bela Lagoa Encantada, parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ameaçada pelo projeto
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Conheci a Lagoa Encantada no ano 2000. Realmente fiquei encantado com aquela beleza. Suas águas escuras e profundas pareciam até o famoso lago Ness. Muito provavelmente devem haver muitas espécies desconhecidas de peixes, anfíbios e até aves naquela região. Voltei lá em julho de 2010 e começei a perceber sinais de uma destruição iminente; com as pessoas ao mesmo tempo iludidas/esperançosas e também inseguras ou sem saber o que fazer (ou se é que dá pra fazer algo) por uma região tão grande e bonita.
ResponderExcluirAquilo era para ser um santuário com proibição de construções e de assentamentos no entorno (afinal não é uma APA?).
Eu pergunto: vcs conhecem alguma área de mineração/extração no Brasil e no mundo onde não houvesse degradação permanente dos recurços naturais? Sou de Minas Gerais, da terra natal do jornalista Sergio Abranches e vejo o que está nos restando dos rios, nascentes, cerrado, montanhas e matas mineiras. É um ARRASO completo. E vcs baianos, é só esperarem para ver o que vai restar da sua/nossa Lagoa Encantada, um lagoa feia, suja, tóxica para beneficio de empresas asiaticas. Será que nunca deixaremos de ser colônias? E o impacto nas cidades no entorno da região? Crescimento desordenado, favelização, pobreza, violencia, este será o futuro que nos aguarda daqui a 20-50 anos. Vcs acham muito? Pois temos de pensar a natureza é a longuissimo prazo, para as gerações futuras, que pelo jeito que vai, nada conhecerão!
Controle de Natalidade JÁ!! A Causa de todos os problemas ambientais!!
Marco Aurelio - Curvelo/MG
Nossa! é muito triste, ver a frienza das pessoas sem conciencia, trazer a poluiçao e destruiçao pra nossa aguas limpas.Enquanto tem lugares que a populaçao esta morrendo de cede, os enconcientes estão en defenza de destruir nossa Largoa Encantada... Isso é asombroso! Marcia Itabuna-Ba
ResponderExcluirNossa! é muito triste, ver a frienza das pessoas sem conciencia, trazer a poluiçao e destruiçao pra nossa aguas limpas.Enquanto tem lugares que a populaçao esta morrendo de cede, os enconcientes estão en defenza de destruir nossa Largoa Encantada... Isso é asombroso! Marcia Itabuna-Ba
ResponderExcluirEdinete sou nativa desta localidade, o que mim deixa mais triste é saber que, não contente em destruir a vegetação das margem dos rios afluentes da Lagoa Encantada.Agora querem destruir mais. Quando garota, nada no rio Taquari e Inhaupe e o das Caldeiras. pescávamos muitos peixes. Hoje o rio Talquari mal cobre os meus pés. Que saudade quando eu saia de canoa, e depois pulava e voltava nadando. A minha lagoa das histórias encantada, que atentamente ouvia do meu avô. Sues peixes muitos já são raros. não esqueço da piracemas dos piaus, dos pássaros; dos bichos. salve a Logoa Encantada
ResponderExcluirEdinete,
ResponderExcluirPara salvar a bela Lagoa Encantada que vc descreve com tanta saudade depende do interesse e boa vontade da população da região.
Reúna um bom pessoal e vão até o Dr. Promotor Público da Comarca, que o Curador do Meio Ambiente e peça a ele para orientar vocês que atitudes devem ser tomadas para resolver os problemas da Lagoa.
Descruzem os braços e mãos às obras!