Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de abril de 2010

PORTO DE SUAPE (PE) SERÁ DE CLASSE MUNDIAL

Porto de Suape (PE) se transformou num grande canteiro de obras
Divulgação Porto de Suape / Foto de Simone Medeiros.

PE: setor naval receberá R$ 14 milhões

Fonte: Jornal do Commercio

O setor naval em Pernambuco vai ganhar reforço com a implantação de um centro de qualificação profissional no Complexo Industrial Portuário de Suape. O grupo holandês STC Holding B.V. e o governo do Estado assinaram ontem acordo no Palácio do Campo das Princesas para a instalação da unidade. O investimento estimado na escola é de R$ 14 milhões, mas o detalhamento do projeto com proposta de cursos, número de vagas e início da operação será definido num estudo, que deverá ficar pronto num prazo de 120 dias.

“Se o projeto de Suape é tornar-se um porto de classe mundial, também vai precisar de técnicos, especialistas e profissionais qualificados nesse patamar”, alerta o diretor do grupo STC Albert Bos. O executivo lembrou que as negociações de Suape com a empresa em setembro do ano passado, com uma visita do governo de Pernambuco à Holanda. O STC conta com operações na África, Oriente Médio e Ásia e possui o maior número de simuladores de primeira geração no mundo para treinamento voltado para o setor naval. Considerada uma das principais escolas navais da Europa, a STC forma uma média de 1.200 alunos por ano.

Durante o evento de assinatura do acordo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, adiantou que os primeiros alunos do centro naval serão os 112 candidatos aprovados no concurso público para o Porto de Suape, que terá resultado publicado no próximo dia 30.

Além do foco na área naval, o centro também vai realizar treinamento industrial, logístico e de operações portuárias em Suape. Hoje no Brasil existem apenas duas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), uma no Rio de Janeiro e outra em Belém, que capacitam profissionais para a operação de navios.

“Queremos ter aqui, onde já estamos fazendo navios, também a oportunidade de preparar pessoas para pilotar, fazer a manutenção, enfim, trabalhar em outras áreas do grande negócio da logística. Alguns navios chegam a ter 3.000 pessoas trabalhando e a gente precisa aprender a qualificá-las”, observa o governador Eduardo Campos.

O acordo com o Grupo STC também foi assinado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pelas Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia. A partir do próximo ano, o IFPE passa a oferecer na cursos voltados para a área naval. Fonte: site Grandes Construções

SAIBA MAIS

13-04-10 - Suape quer ser um porto mundial

Fotos do Porto de Suape,em Cabo de Santo Agostinho,
Pernambuco, Brasil.



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br