Divulgação Porto de Suape / Foto de Simone Medeiros.
PE: setor naval receberá R$ 14 milhões
Fonte: Jornal do Commercio
O setor naval em Pernambuco vai ganhar reforço com a implantação de um centro de qualificação profissional no Complexo Industrial Portuário de Suape. O grupo holandês STC Holding B.V. e o governo do Estado assinaram ontem acordo no Palácio do Campo das Princesas para a instalação da unidade. O investimento estimado na escola é de R$ 14 milhões, mas o detalhamento do projeto com proposta de cursos, número de vagas e início da operação será definido num estudo, que deverá ficar pronto num prazo de 120 dias.
“Se o projeto de Suape é tornar-se um porto de classe mundial, também vai precisar de técnicos, especialistas e profissionais qualificados nesse patamar”, alerta o diretor do grupo STC Albert Bos. O executivo lembrou que as negociações de Suape com a empresa em setembro do ano passado, com uma visita do governo de Pernambuco à Holanda. O STC conta com operações na África, Oriente Médio e Ásia e possui o maior número de simuladores de primeira geração no mundo para treinamento voltado para o setor naval. Considerada uma das principais escolas navais da Europa, a STC forma uma média de 1.200 alunos por ano.
Durante o evento de assinatura do acordo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, adiantou que os primeiros alunos do centro naval serão os 112 candidatos aprovados no concurso público para o Porto de Suape, que terá resultado publicado no próximo dia 30.
Além do foco na área naval, o centro também vai realizar treinamento industrial, logístico e de operações portuárias em Suape. Hoje no Brasil existem apenas duas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), uma no Rio de Janeiro e outra em Belém, que capacitam profissionais para a operação de navios.
“Queremos ter aqui, onde já estamos fazendo navios, também a oportunidade de preparar pessoas para pilotar, fazer a manutenção, enfim, trabalhar em outras áreas do grande negócio da logística. Alguns navios chegam a ter 3.000 pessoas trabalhando e a gente precisa aprender a qualificá-las”, observa o governador Eduardo Campos.
O acordo com o Grupo STC também foi assinado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pelas Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia. A partir do próximo ano, o IFPE passa a oferecer na cursos voltados para a área naval. Fonte: site Grandes Construções
13-04-10 - Suape quer ser um porto mundial
Fotos do Porto de Suape,em Cabo de Santo Agostinho,
Pernambuco, Brasil.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br