Para ele, o resultado do leilão de Belo Monte, realizado na última terça-feira (20), foi positivo porque a tarifa, de R$ 77,97 por megawatt-hora, é considerada boa para o consumidor brasileiro. “Essa usina, bem como as usinas de Jirau e Santo Antônio [no Rio Madeira, RO], vai reafirmar a matriz hidrelétrica brasileira, que é limpa, renovável e apresenta uma tarifa muito barata”, diz.
Castro lembra que, em 2007 e 2008, quando o Brasil não tinha projetos de hidreletricidade para levar a leilão, por causa da paralisação dos estudos de inventário, o Brasil foi obrigado a contratar 7 mil megawatts de termelétricas a óleo, energia considerada mais cara e mais poluente. Para ele, o Brasil tem a melhor matriz elétrica do mundo.
Segundo Castro, as tentativas de barrar judicialmente a obra não terão sucesso. “É um empreendimento que o Brasil precisa, tem um peso muito importante para o desenvolvimento do país. Isso é o que move a AGU [Advocacia-Geral da União] para evitar qualquer imbróglio que venha a prejudicar a construção desse empreendimento”.
A capacidade total instalada da usina será de 11,2 mil megawatts, mas a energia assegurada, ou seja, aquela que pode ser garantida, prevendo os períodos de seca, será de 4,5 mil megawatts médios. (Fonte: Sabrina Craide/ Agência Brasil)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Como um coordenador da Gesel-UFRJ fala coisas tão absurdas assim??
ResponderExcluirPrimeiramente usinas hidrelétricas não são 100% limpas pois emitem METANO e CO2, além de alagar extensas áreas florestais anualmente.
Segundo, sim o Brasil etsá crescendo e com isso a demanda por energia também, porém hoje em dia temos muitas alternativas na gereção de energia LIMPA, por exemplo a geração de energia eólica.
Terceiro, o custo de geração pode ser barato só que nessa conta não entram os passivos sociais e ambientais. Bater nessa tecla é menosprezar a vida de pessoas que dependem do rio Xingu, assim como a importância da floresta em pé para o equilíbrio climático do planeta. É o óbvio, mas não custa repetir para quem governa: preço não justifica tudo.
ME DESCULPE O TERMO QUE EU IREI USAR SENHOR NIVALDE DE CASTRO MAS O SENHOR É UM BURRO!!!!