Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de abril de 2010

SOS RIO PAJEÚ (PE)

Caravan visita a nascente do Rio Pajeu
Matadouro em PE despeja resíduos em afluente do Rio São Francisco


O Matadouro Público Municipal de Serra Talhada, a 415 km de Recife (PE), tem despejado, por semana, os resíduos de cerca de 800 animais abatidos no Rio Pajeú, afluente do Rio São Francisco.



A situação do local é alarmante e pede reformas em sua estrutura interna e nos arredores. Os dejetos dos animais se misturam à rede de esgoto do município, exalando um odor forte.


“Quando chove, a gente não aguenta porque o cheiro é insuportável”, afirmou a funcionária pública Ernauva Maria da Costa.


As canaletas de concreto do matadouro estão quebradas e a combinação desse odor com o lixo acumulado atrai porcos, principalmente no começo da semana, quando o número de abatimentos é maior.



Antes do matadouro ser construído, os moradores de Serra Talhada tinham no Rio Pajeú sua praia particular. “Eu até bebia a água do rio, mas agora está assim, sujo”, contou o aposentado Jurandir Feitosa.


O Secretário de Agricultura de Serra Talhada, Rafael Fernandes, tem o projeto de construção de um novo matadouro para o município orçado em R$ 1,7 milhão. No entanto, a cidade não tem verba suficiente para realizar a obra. “A solução mesmo seria um consórcio entre os municípios de Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz e Calumbi com verba dos governos Estadual e Federal”, explicou o secretário.


O município de Santa Cruz vive situação semelhante à de Serra Talhada. As águas do Rio Capibaribe ficaram avermelhadas com o acúmulo de resíduos despejados pelo matadouro municipal. (Fonte: G1)





INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. devemos fazer algo em quanto é tempo se ficarmos esperando que algo aconteça nossos rios irão sumir as pessoas deveriam ter uma lição do que pode acontecer com os rios porque se for do jeito que vai quando elas perceberem já vai ser tarde de mais para salvar o que elas tanto precisam para sobreviver

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br