BELO MONTE
Fugiu à receita
Ninguém faz milagres para construir usinas hidrelétricas. O receituário é um só e os ingredientes são sempre os mesmos: um rio, um desnível, uma queda-d"água, uma barragem. Foi graças a esses ingredientes que surgiram Paulo Afonso, no Rio São Francisco, todas as hidrelétricas do Rio Grande - uma verdadeira escada fluvial -, as usinas do Rio Pardo no Estado de São Paulo, as do Rio Tietê, as do Rio Paranaíba e as do Rio Paraná.
Umas com maiores dificuldades para a localização das barragens e o estabelecimento de quota, como Itaipu, outras com menores dificuldades, como Furnas. Algumas, como a Henry Borden (SP) e a Gov. Parigot de Souza (PR), mudaram cursos naturais de águas de bacias de rios no planalto, para lançá-las, através de tubulações, no pé da Serra do Mar, respectivamente na baixada santista e na baixada de Antonina. Nenhuma delas saiu fora do receituário.
Nem as Usinas de Jirau e Santo Antônio, em construção no Rio Madeira. A exceção fica por conta da planejada Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, onde serão necessárias obras de terraplenagem inimagináveis, com escavações equiparadas ao tamanho do Canal do Panamá e duas barragens responsáveis por uma área alagada completamente desproporcional ao total de geração de energia elétrica prevista durante um ano.
SERGIO S. DE OLIVEIRA
ssoliveira@netsite.com.br
Monte Santo de Minas (MG)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br