Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2011

EM PONTA GROSSA (PR), ESTUDANTES DEBATEM POLUIÇÃO DO RIO PITANGUI



Rio Pitangui visto de uma ponte a 7 Km de Ponta Grossa


Estudantes discutem poluição de rios

Denúncia publicada na coluna Fala Cidadão do JM chama atenção de jovens para o problema da preservação, reciclagem e a escassez de água


Credito: Escola Municipal Ludovico Antonio Egg / Ponta GrossaCredito:  Escola Municipal Ludovico Antonio Egg / Ponta Grossa
Os alunos conseguiram criar vários brinquedos utilizando apenas material reciclado
Nos últimos meses, o Jornal da Manhã publicou diversas noticias sobre questões ambientais, sendo que muitas delas retratavam problemas que estão bem perto de nós. Como foi o caso da denúncia na coluna Fala Cidadão do dia 23 de agosto: ‘Leitor critica poluição encontrada às margens de Rio’. O texto, enviado por um leitor do jornal, reclamava de plástico acumulado às margens do Rio Pitangui, um dos mais importantes para a cidade de Ponta Grossa. Ele destacava a necessidade de uma conscientização ambiental. O Rio e o assunto já eram conhecidos pelos alunos do 5º ano A do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, mas essas novas informações resultaram em um debate acerca do tema ‘Meio Ambiente’.


A professora Leandra do Rocio Poggere articulou a discussão que foi além da sala de aula. “Procurei conscientizar pais e alunos quanto ao problema do lixo, alertando também para o desperdício de água potável. Nós também analisamos as consequências da destinação incorreta do lixo, além de incentivar a separação de material reciclável”, explica Leandra, que mostrou à turma várias formas de utilização do lixo reciclável, como a confecção de um brinquedo até mesmo a troca por verduras no Projeto Feira Verde, desenvolvido pela Prefeitura Municipal.

Como tarefa, os alunos leram e discutiram o assunto da coluna com os pais e, juntos, criaram um poema, uma paródia ou um acróstico, abordando a questão da preservação das águas dos rios. Leandra também pediu que os estudantes trouxessem para a escola materiais recicláveis para eles mesmos confeccionarem um brinquedo. “Eles se divertiram muito ao apresentarem seus brinquedos aos demais colegas, contaram quais os materiais que foram utilizados e deram nome aos mesmos”, destaca a educadora, que conseguiu verificar a preocupação gerada entre os jovens em relação à preservação do meio ambiente.

DIRETO DA ESCOLA
A Água
Meu caro amigo
Eu quero lhe dizer:
Cuide bem da nossa água
Pra mais tarde a gente não sofrer.

Nossos rios estão poluídos
As nascentes maltratadas
A água que bebemos
Já está contaminada.

Todos nós já sabemos
Que da água tem que cuidar
Para que lá, mais adiante,
Nossa sede possamos matar.

Na TV se fala muito
Para a água economizar
Porque daqui não muito longe
Ela poderá se acabar.

Aqui vai o meu alerta
Com um grito de socorro:
Cuidem bem da nossa água!
Pois ela é nosso maior tesouro.

Eu lhe peço meu amigo
Que escute com atenção
Se cuidarmos da nossa água
Salvaremos nossa nação!
Ana Larissa Staruczh e Ariely Prein | 5º Ano A
Escola Municipal Ludovico Antonio Egg (Ponta Grossa)

http://www.jmnews.com.br/noticias/vamos%20ler/21,12252,13,09,estudantes-discutem-poluicao-de-rios.shtml


UM MODELO DE PROJETO PARA SUA BACIA:

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO RIO PITANGUI - PONTA GROSSA

FOTOS DAS EQUIPES DE REVITALIZAÇÃO DO RIO PITANGUI

APOIO TOTAL DO LIONS CLUB PITANGUI - PONTA GROSSA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br