Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2011

PALMAS (TO) ORGANIZA MUTIRÕES DE LIMPEZA CONJUNTA DOS RIBEIRÕES E MANANCIAIS



PALMAS (TO) SE PREPARA PARA AS CHUVAS DE VERÃO 11/12
Secretário da Semades reúne autoridades ambientais para propor ações conjuntas
Objetivo da reunião foi propor ações conjuntas de limpeza e conservação ambiental das vias de acesso dos ribeirões e mananciais de Palmas
Data: 07/10/2011
Na tarde desta quinta-feira, 6, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Divaldo Rezende, reuniu autoridades do meio ambiente da esfera estadual e do município de Palmas para propor ações conjuntas de limpeza e conservação ambiental das vias de acesso dos ribeirões e mananciais da capital.

A reunião contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Palmas, José Hermes Damaso, do comandante da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama), tenente coronel Félix Francisco Neto, do chefe de inspeção da Guarda Metropolitana de Palmas, subinspetor Leônidas Castro, dos representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), diretor geral de pavimentação, Adriano Macedo, e do Comando do Exército, tenente Machado. Juntos eles definiram a abrangência, recursos e ações necessárias à realização da primeira etapa do mutirão de limpeza ambiental para recolhimento de lixo doméstico, ossadas e entulhos das estradas e rios entre Lajeado e Taquaruçu.

O secretário da Semades, Divaldo Rezende destacou a importância dessa ação conjunta para o município. “Com a proximidade do período das chuvas é preciso evitar que o lixo seja levado para dentro de nossos rios e polua nossas águas. Já a limpeza das estradas de acesso à capital, além de melhorar o aspecto visual, reduz a contaminação do solo e proliferação de doença”, enfatiza o secretário.

A data e o local do início das atividades do mutirão serão definidos na próxima semana, quando se encerram os estudos da equipe de estratégia e logística dos órgãos parceiros. Nas etapas seguintes serão realizadas ações educativas e instaladas placas para orientar a população e visitantes que todo o percurso estará submetido à conservação e fiscalização dos órgãos ambientais.

Queimadas

O secretário Divaldo Rezende aproveitou a reunião para falar das queimadas e avaliou positivamente a redução dos índices, atribuindo os resultados às parcerias. “Saímos do 2º para o 4º lugar no ranking nacional e esse resultado significativo é um dos efeitos do Programa de Ações de Combate a Incêndios Florestais e Controle das Queimadas do Tocantins (Pacqto), realizado nos municípios”, concluiu, citando dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O chefe de inspeção da Guarda Metropolitana de Palmas, Leônidas Castro, acredita que além da aplicação dos pontos ecológicos, novos equipamentos, capacitação e aplicação de recursos fortalecerão o efetivo da guarda, do Cipama, do Corpo de Bombeiros e demais órgãos ambientais. “Com os investimentos iremos nos fortalecer e em parceria, devemos nos preparar para o próximo ano, já que as áreas não atingidas estarão mais densas e a meta do Estado é reduzir cada vez mais as os índices de queimadas”, assegurou Castro.

Foto: Nacim Borges           Fonte: por Cleide Veloso em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br