Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de outubro de 2011

PRÊMIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - MELHOR TESE: RIOS URBANOS DO BRASIL


No Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, estudantes limpam rio Maranguapinho (tese premiada), que apesar de nascer em Maranguape e desaguar no rio Ceará, em Fortaleza, a ação de preservação foi realizada em Maracanaú. 

Melhor tese em geografia

25/10/2011
Pesquisa de doutorado, realizada com bolsa da FAPESP, recebe prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia

Agência FAPESP – A pesquisa “Vulnerabilidades socioambientais de rios urbanos. Bacia hidrográfica do rio Maranguapinho – região metropolitana de Fortaleza, Ceará”, realizada por Lutiane Queiroz de Almeida, durante seu doutorado, com bolsa da FAPESP, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, recebeu o prêmio de “Melhor Tese de 2010” da região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (Anpege).
A premiação foi entregue durante o 9º Encontro da Anpege, que ocorreu de 8 a 12 de outubro na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.
O objetivo da pesquisa de Almeida foi analisar os riscos e as vulnerabilidades socioambientais de rios urbanos no Brasil, tendo a bacia hidrográfica do rio Maranguapinho, localizada na região metropolitana de Fortaleza, como área de estudo de caso para compreensão das inter-relações das vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos naturais, principalmente os riscos de inundações.
A metodologia utilizada pelo pesquisador empregou técnicas estatísticas, sobreposição cartográfica e trabalhos de campo para produzir um índice de vulnerabilidade socioambiental da área estudada.
Uma das principais conclusões do estudo é que há fortes coincidências entre os espaços suscetíveis a processos naturais perigosos, como as inundações, e os espaços da cidade que apresentam os piores indicadores sociais, econômicos e de acesso a serviços e infraestrutura urbana.
De acordo com Almeida, o estudo pode subsidiar a realização de novas pesquisas sobre o tema e o direcionamento de investimentos prioritários nos espaços identificados como de maior vulnerabilidade socioambiental. Além disso, o Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA), resultado da pesquisa, pode ser utilizado de forma complementar a outros tipos de de indicadores socioambientais para auxiliar a análise mais detalhada dos problemas das metrópoles brasileiras.
“No Brasil, normalmente, o poder público só atua quando ocorre um desastre natural, tentando remediar as perdas. É preciso que se passe a atuar na gestão de riscos, que envolve questões como a prevenção e previsão de fenômenos naturais”, disse Almeida à Agência FAPESP.
Atualmente, o pesquisador é professor-adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde se dedica a um projeto nesta mesma linha de pesquisa.
No projeto, os pesquisadores pretendem utilizar uma metodologia semelhante a utilizada na pesquisa de doutorado de Almeida para avaliar as vulnerabilidades sociais e de risco natural na cidade de Natal. 
Fonte: Agência Fapesp

SAIBA MAIS SOBRE O PREMIADO:

LUTIANE QUEIROZ ALMEIDA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.
Campus Universitário BR-101
Lagoa Nova
59072-970 - Natal, RN - Brasil
Telefone:             (84) 32153571       Ramal: 2508
URL da Homepage: http://www.docente.ufrn.br/lutianealmeida





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Parabéns ao autor, o prof. Dr. Lutiane Almeida. Precisamos de mais trabalhos bons sobre o referido assunto.

    ResponderExcluir
  2. Luísa, Porto Alegre26 outubro, 2011 23:16

    Já vi o trabalho do professor Lutiane e realmente está muito bom. é d fácil e agradável leitura.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br