Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2012

COMITESINOS, UNISINOS E REFAP SE UNEM PARA MELHORAR A BACIA DO RIO DOS SINOS


Ação conjunta para melhorar educação ambiental na Bacia do Rio do Sinos

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) acabam de firmar um convênio para continuidade do Projeto Permanente de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (PPEA) na região. A cerimônia ocorreu, no gabinete do reitor da Unisinos, padre Marcelo Aquino. Assinam o documento também o diretor-presidente da Refap, João Adolfo Oderich, e o presidente do Comitesinos, Arno Leandro Kayser.

O convênio prevê patrocínio de R$ 415,5 mil para as ações de educação ambiental promovidas pelo comitê de bacia em parceria com a universidade, durante 24 meses. A Refap é parceira do PPEA desde 2000, patrocinando oficinas de qualificação, materiais didáticos e itens de consumo, como CDs, DVDs, impressos, saídas e campo, entre outras despesas. Dois exemplos dessa parceria foram o Encontro Infanto Juvenil de Educação Ambiental da Bacia do Sinos, ocorrido em 2007, em Igrejinha, e, no ano passado, o projeto Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município.


O encontro de 2007 teve cerca de 500 estudantes de toda a região em três dias de atividades no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). Eles participaram de uma gincana, aprenderam a fazer reflorestamento e monitoramento ambiental e ainda tiveram aulas em estandes de parceiros como Emater, Corsan, Semae e Comusa.

Já o projeto do ano passado teve a elaboração de mapas com concepção artística dos recursos hídricos de cada município. O material, distribuído para escolas e prefeituras de 13 municípios (com cópias digitais para serem reproduzidos), serviu para colocar a situação das águas de fácil entendimento, com a localização correta dos rios e arroios e os principais pontos de referências nas zonas rural e urbana.

A ideia ganhou força depois de uma pesquisa das professoras do Projeto Dourado constatou que 99,5% das comunidades desconheciam a malha hídrica de seu município. Fonte: ÁGUAONLINE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br