Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de dezembro de 2012

JORNAL O GLOBO DENUNCIA: "PRESSÃO DO GOVERNO PARA LIBERAR AGROTÓXICOS"



Ministério da Agricultura pressiona para liberar agrotóxico

Atas mostram reação da Anvisa a pedidos para apressar análises


BRASÍLIA - Atas de reunião dos setores do governo responsáveis pela avaliação de agrotóxicos revelam a pressão do Ministério da Agricultura para a liberação de produtos. O ministério, que se relaciona com setores do agronegócio, pede prioridade para aprovação de agrotóxicos e atropela a ordem de chegada dos pedidos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenta barrar as ações.
A ata de uma reunião do Comitê Técnico de Assessoramento de Agrotóxicos, que reúne o Ministério da Agricultura, o Ibama e a Anvisa — que liberam os agrotóxicos — detalha a pressão. O registro é de uma reunião de novembro de 2011 e o propósito é aprovar ingredientes para combater a ferrugem da soja e a ferrugem da cana de açúcar.
“O CTA acusa o recebimento das demandas de prioridade efetuadas pelo Ministério da Agricultura em função da ferrugem de soja e da ferrugem de cana de açúcar. A Anvisa ressalta que não podem ser acatados pedidos de priorizar os processos de uma empresa em específico, como constam dos ofícios encaminhados pelo Mapa (Ministério da Agricultura)”, diz a ata. Para a Anvisa, é preciso considerar todos os pedidos que envolvam produtos de combate a essas pragas, e não de determinada empresa
O coordenador de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, que representa a pasta no CTA, reconhece pressão de empresas e de entidades. Mas nega privilégios. Ele diz que a análise na Anvisa leva 40 meses, e que o ideal seriam quatro meses.
Rangel diz que pedidos de prioridade visam resolver problemas urgentes e reconheceu haver pressões:
— Político eu jogo para cima. É com ministros. Sou técnico. E técnico fala com técnico. Fonte: O GLOBO/ http://www.socioambiental.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br