Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de dezembro de 2012

MORRE NA BAHÍA NOSSO COLABORADOR, ENG. MANOEL BOMFIM



Foto: É com pesar que comunicamos o falecimento do ex-secretário do Instituto Geográfico e Histórico, engenheiro Manoel Bomfim Dias Ribeiro. Colaborador da Casa da Bahia e associado há mais de duas décadas coordenou, em abril deste ano, o seminário O Vale do São Francisco e suas potencialidades. Na mesma época lançou Dona Arlinda: sua vida – suas estórias, homenageando a matriarca dos Ribeiro. No ano passado ministrou importante curso sobre o Rio São Francisco, tema de sua maior especialidade, quando sempre defendia a revitalização do Velho Chico. Amável com todos, tinha o respeito e a admiração dos que o rodeavam. Dr. Bomfim, como era conhecido, deixará saudades. O sepultamento acontece neste dia 4 de dezembro de 2012, às 16 horas, no Jardim da Saudade.



É com pesar que comunicamos o falecimento do ex-secretário do Instituto Geográfico e Histórico, engenheiro Manoel Bomfim Dias Ribeiro. Colaborador da Casa da Bahia e associado há mais de duas décadas coordenou, em abril deste ano, o seminário O Vale do São Francisco e suas potencialidades. 

Na mesma época lançou Dona Arlinda: sua vida – suas estórias, homenageando a matriarca dos Ribeiro. No ano passado ministrou importante curso sobre o Rio São Francisco, tema de sua maior especialidade, quando sempre defendia a revitalização do Velho Chico. 

Amável com todos, tinha o respeito e a admiração dos que o rodeavam. Dr. Bomfim, como era conhecido, deixará saudades. O sepultamento acontece neste dia 4 de dezembro de 2012, às 16 horas, no Jardim da Saudade.


O ex-diretor do Dnocs e da Codevasf, Manoel Bomfim, entrevistado por Beto Almeida na TV Senado, falou contra a transposição das águas do rio São Francisco. 

TV E Revista entrevista Manoel Bomfim

Seca e Transposição do São Francisco

Uma notícia que nos deixa muito tristes. Dr. Bomfim era um cidadão de grande coração. Excelente técnico, sabia tudo, e mais um bocadinho, sobre as potencialidades do Semiárido e, inclusive, de seu povo! Fazia parte do nosso grupo defensor do Velho Chico e contrário à transposição de suas águas. Ao mestre do Nordeste seco, meu lamento, meu respeito e minha saudade. 
Eng. João Suassuna - REMA ATLÂNTICO
CONDOLÊNCIAS
É uma notícia que nos causa grande pesar. Manoel Bomfim, no Dnocs e na Codevasf, foi um dos grandes construtores de açudes no semiárido e sempre criticava o mau uso ou não uso deles, cobrando o seu complemento nunca feito - as adutoras para usar a água antes que evaporasse, que a levasse para sistemas produtivos inteligentes que tirassem o sertanejo da miséria (seu livro "As potencialidades do Semiárido" trata disso didaticamente, com exemplos). Por isso era dos mais ferrenhos e esclarecidos críticos da Transposição do São Francisco, que para ele não tinha nada a ver com a seca, com o úmido, com o Semiárido como ele é e precisa ser encarado! Sempre atendeu com solicitude os convites da Articulação Popular São Francisco Vivo e via com gosto a luta em defesa do São Francisco e do Nordeste semiárido! Valeu, Manoel Bomfim! Continuaremos sua luta!
Ruben Siqueira
Comissão Pastoral da Terra / Bahia
Articulação Popular São Francisco Vivo
_____________________________________________________________________________
Sem dúvida é uma grande perda para a luta em defesa do rio... Grande admirador  e conhecedor do Velho Chico, incansável na luta por um Semiárido respeitado...Somente vi a mensagem agora e por isso não pude estar no sepultamento, mas registro aqui e renderei sempre ao mesmo as minhas sinceras homenagens e gratidão...
Luciana Khoury
Procuradora de Justiça
Ministério Público da Bahia 
______________________________________________________________________________
Manoel Bomfim era um grande amigo e muito discutimos, ao longo de anos,  a problemática do NEB e suas soluções. Defensor do rio São Francisco e, como você disse, contrário à Transposição de águas para o Nordeste Setentrional tanto quanto eu, mas com muito mais conhecimentos, foi um técnico de primeira linha. Algumas vezes esteve em Maceió proferindo palestras a meu convite, uma delas para o Governador do Estado, mostrando a sua vivência e experiência em recursos hídricos e em outras áreas.
Tenho em mãos o seu livro "A Potencialidade do Semiárido Brasileiro" onde consta a seguinte dedicatória: Ao Marcos Carnaúba ofereço o meu trabalho sobre esta região do nosso Brasil para o amigo e colega - Brasília,14/05/2007.
Dezenas de artigos escritos com maestria, sempre demonstrando que os estados do Nordeste Setentrional têm muito mais água do que receberiam da Transposição, carente, apenas, de manejo coerente.
Trocávamos mensagens via Internet, mas há meses não respondia o que eu enviava.
Uma grande perda para o Brasil, e uma perda maior para o nosso sofrido Nordeste.
Aos seus familiares os votos de pesar, meus e de minhas filhas que o conheceram por aqui.
Marcos Carnaúba
Eng.º Civil Crea 3034 D -PE/FN - Maceió - AL

MENSAGEM DE NOSSO AMIGO E COLABORADOR ENG. LUCIANO MENDES AGUIAR (SP) COLEGA DE FACULDADE E AMIGO DO MESTRE MANOEL BOMFIM


Jarmuth,

Desde o momento que recebi a sua mensagem sobre o falecimento de Bomfim, estou assimilando a nova situação.

A vida nos ensina que precisamos repor as amizades que se foram. Caso contrário, com o passar do tempo, teremos apenas a solidão como companhia.

Veja foto de Manoel do Bomfim Dias Ribeiro no álbum de formatura:


Os arquivos são as páginas do álbum, onde os nomes dos formandos estão por ordem alfabética.

Lembro-me das “viradas” quando Bomfim e eu passávamos a noite em claro estudando para fazer prova no dia seguinte. Foram 5 anos de convivência diária, em tempo integral.

Um abraço,
Luciano.

ENG. LUCIANO MENDES AGUIAR - SITE CULTURA NA ALDEIA (SP)


ATENÇÃO AMIGOS AMBIENTALISTAS E SEGUIDORES DO BLOG NA BAHÍA

Assunto: Missa de Sétimo Dia - Dr. Manoel Bomfim

A família do Engenheiro e escritor MANOEL DO BOMFIM DIAS RIBEIRO – BOMFIM -, Lorena Ribeiro, Rosa Castália, Thompson Neto, Ronaldo Soares, João Felipe e Laila Ribeiro Soares, profundamente consternada com o seu falecimento ocorrido em 03/12/2012, agradece a todas as manifestações de solidariedade recebidas e convida para a missa em sufrágio de sua alma que será celebrada no dia 10/12/2012, segunda-feira, às 19:30 hs na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Rua das Rosas, 467 - Pituba Salvador – BA.
Na certeza de que o Senhor o acolheu em Sua Glória eterna, confiamos também a Ele a cura da nossa dor. 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br