Usina hidrelétrica Capivara - Rio Paranapanema 


Sobre nível dos reservatórios UH Capivara, Rio Bonito


Nossos internautas visitantes perguntaram:

Jamal Paraguaçu disse...
Olá! Sou José Antonio de Paraguaçu Paulista e junto com alguns amigos temos um rancho de pesca as margens do lago da UH Capivara no Ribeirão Bonito, próximo a Gardênia- Rancharia-SP. É um terreno de 1.800 m2 onde estamos plantando grama e arvores frutíferas (+-80) e também para sombra (+-40) e vamos plantar muito mais. Somos preservacionistas e com espirito ecológico, nossas pescarias são apenas de vara-de-mão, não possuímos redes, tarrafas ou qualquer armadilha, somos contra o uso desses recursos. Recolhemos o nosso lixo e todo o que encontramos, tratamos dos pássaros silvestres com comedouros que instalamos ao redor de casa e estamos sempre empenhados em melhorar e temos um projeto (p/ breve) de tratar o esgoto que lá produzimos. Mas este ano de 2.012 estamos preocupados com o baixo nível do reservatório e não sabemos o porque e ninguém tem essa informação. O nível do lago está tão abaixo do normal que os poços (caipira) todos estão sem água. Porque? Obrigado. Rancho Para-guaçu  18-96437272.


DUKE ENERGY RESPONDEU:

Caro professor Jarmuth,
Em resposta à sua solicitação, a Duke Energy informa que o reservatório da UHE Capivara encontra-se hoje (7/12) com armazenamento de água de 28,20% de seu volume útil. Ressaltamos que o baixo nível não ocorre somente no reservatório Capivara e em outros do Rio Paranapanema (Chavantes está com 26,90% e Jurumirim, com 30,50%), mas, de maneira mais ampla, atinge reservatórios do Sistema Elétrico Brasileiro em decorrência da escassez de chuvas (veja o quadro abaixo).

Com relação à recuperação nos níveis dos reservatórios do Rio Paranapanema, isso depende da quantidade de chuvas que ocorrerá neste e nos próximos meses. Novembro é o mês de início do período chuvoso, no entanto, ainda não houve precipitação em quantidade suficiente para elevar os níveis de rios e reservatórios da Bacia do Paranapanema, situação que se repete, de modo geral, nos reservatórios do Sistema Elétrico Brasileiro.


Espero que tenhamos contribuído para esclarecer o sr. José Antonio, de Paraguaçu Paulista.
Abraço

Heloísa


Reservatórios
Volume Útil
Região/Localização
UHE JURUMIRIM
30.50 %
SE/CO
UHE CHAVANTES
26,90 %
SE/CO
UHE CAPIVARA
28,20 %
SE/CO
UHE SERRA DA MESA
42,22 %
SE/CO
UHE SOBRADINHO
29,05 %
NE
UHE FURNAS
14,52 %
SE/CO
UHE EMBORCAÇÃO
43,11 %
SE/CO
UHE ITUMBIARA
13,60 %
SE/CO
UHE NOVA PONTE
34,07 %
SE/CO
UHE ILHA SOLTEIRA
56,32 %
SE/CO
UHE SÃO SIMÃO
20,l4 %
SE/CO
UHE MARIMBONDO
10,30 %
SE/CO
UHE ÁGUA VERMELHA
12,74 %
SE/CO
UHE TUCURUÍ
19,89 %
N
-- 
Heloísa Miguel
Assessoria de Imprensa
 (18) 3908-7422  9751-2735

INFORMAÇÕES SOSRIOSBR:

Usina Hidrelétrica Escola de Engenharia Mackenzie (antiga Capivara), no município de Taciba (divisa com Porecatu/PR)


Os números sobre Capivara impressionam. Maior usina do Paranapanema e uma das maiores do Brasil, com 619 MW de potência instalada, possui o maior reservatório ao longo do rio Paranapanema com 576km² de área e 10,5 bilhões de m³ represados.

A usina hidrelétrica Capivara está localizada na região de Porto Capim, tendo à margem direita o município de Taciba (SP) e à margem esquerda Porecatu (PR). Em seu grande lago, assim como faz nos demais empreendimentos, a Duke Energy incentiva o uso e ocupação regulares das margens e do reservatório para fins de aproveitamento comercial, turístico ou de lazer, sempre com a ressalva de que o equilíbrio ambiental e preservação da natureza são pontos-chave no processo.

BLOG SOS RIOS DO BRASILÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!