Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de dezembro de 2012

O PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE ESTÁ EM PERIGO




  
                       Material apreendido pelo 3º Pelotão de Meio Ambiente / PERD.
O  Parque Estadual do Rio Doce foi criado em 14 de julho de 1944 constituindo se em uma das principais regiões de proteção à Biodiversidade, com a maior área contínua de Mata Atlântica preservada de Minas Gerais. Esta situado na Região Metropolitana do Vale do Aço, nos municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio. 
Possui um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, juntamente com o Pantanal Matogrossense e o sistema Amazônico. O sistema é denominado depressão interplanáltica do Rio Doce sendo constituído, na área protegida, por cerca de 40 lagos, localizados em uma área de 35000 ha e a 300 m de altitude. Os lagos estão localizados em uma floresta tropical úmida, a 20 m acima do nível do Rio Doce, não apresentando conexão com o sistema fluvial.
A Localização desta importante reserva de biodiversidade na região metropolitana do Vale do Aço, com seus problemas populacionais e de  poluição ambiental, por si só já constitui em ameaças e riscos a sua integridade. Soma-se a isto o colar de cidades e povoados com Índices de Desenvolvimento Humano – IDH dos mais  baixos do estado.
Recentemente foi vendido as  estas populações a falsa promessa de redenção econômica, primeiramente com a construção do novo aeroporto da Usiminas e posteriormente com investimentos do estado para  compensar o veto ambiental ao projeto.
A realidade é que a miséria continua a cercar o Parque do Rio Doce se refletindo nas ocorrências divulgadas pelo 3º Pelotão de Meio Ambiente / PERD. Durante o ano de 2011 foram registradas dentro do parque do Rio Doce 71 ocorrências de caça e pesca com a prisão e apreensão de equipamentos, em 2012, até a presente data, já foram comunicadas 82 ocorrências, um acréscimo de 15,5 % em relação ao ano anterior. Como os recursos para a fiscalização são insuficientes, podemos inferir que estes números são muito maiores e mais graves.
É necessário reverter esta situação de miséria crônica e de falta de oportunidades para a população do entorno do Parque. As ONG’s que se uniram recentemente num esforço sem precedente na proteção ao parque, juntamente com  empresas regionais e com o governo precisam buscar respostas  que garantam a integridade desta importante reserva de biodiversidade. FUNDAÇÃO RELICTOS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br