Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2012

POPULAÇÃO QUER RIO PARANAPANEMA LIVRE DE MAIS BARRAGENS EM PIRAJU (SP)


A população pirajuense não quer vender ou trocar as corredeiras do Rio Paranapanema por pista artificial artificial de slalom ou parque aquático

Movimento barra novas hidrelétricas em rio

Pressão de moradores de Piraju (SP) e de ambientalistas leva vereadores a retirar da pauta de votação projetos que desprotegiam o Paranapanema

12 de dezembro de 2012 

JOSÉ MARIA TOMAZELA , SOROCABA - O Estado de S.Paulo

Ambientalistas e moradores de Piraju, no sudoeste paulista, barraram a construção de novas hidrelétricas no trecho do Rio Paranapanema que corta o município. Um projeto suspendia o tombamento de 7 quilômetros do rio repleto de corredeiras, o único ainda não afetado pela construção de barragens. Pressionado pela mobilização popular, o autor, vereador Rubens Alves de Lima (PMDB), retirou o projeto da pauta da Câmara no dia 5.
Outros projetos que alteravam o plano diretor do município e a lei que instituiu o Parque Municipal do Dourado, tornando intocáveis as margens do rio, também foram retirados de pauta. Duas empresas haviam apresentado projetos para construir Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) nesse trecho do rio, próximo da cidade.
Para os ambientalistas, as intervenções mudariam o regime de águas, matando espécies de peixes como dourado e piracanjuba. De acordo com o biólogo Fernando Franco Amorim, presidente da Organização Ambiental Teyquê-Pê, o represamento do Paranapanema em outros pontos implicou drástica redução no número de espécies.
No trecho tombado, as corredeiras formam ambiente ideal para canoagem, utilizada até por atletas olímpicos. Nas margens, foram encontrados sítios arqueológicos de 8 mil anos.
"A retirada dos projetos é uma vitória, mas devemos continuar mobilizados, pois o interesse das empresas de energia persiste", disse Amorim. Segundo ele, Piraju é uma das cidades que mais têm hidrelétricas em seu território. São quatro usinas de médio e grande porte.
Em toda a extensão de 929 km do rio, que nasce em Ribeirão Grande e deságua no Paraná, em Rosana, foram construídas dez hidrelétricas - a primeira, em 1905, foi feita em Piraju. A cidade recebeu iluminação pública dois anos antes que a então capital federal, o Rio. O Paranapanema responde por 5% da produção de energia hidrelétrica no Brasil. Jornal O Estadão
ENVIADO PELO COLABORADOR ENG. LUCIANO MENDES AGUIAR SITE CULTURA NA ALDEIA -  SP



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br