Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de julho de 2008

AUMENTAM OS INVESTIMENTO EM FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

O sol se põe por detrás de uma usina eólica perto de Montezuma, Kansas. As 170 turbinas da usina têm capacidade para gerar energia suficiente para 40 mil famíliasFoto: Charlie Riedel, AP/WWP AP/WWP

"O país possui o maior mercado mundial de energias renováveis, graças ao uso de hidrelétricas já consolidadas e às novas indústrias de biocombustíveis. Em 2007, os investimentos brasileiros continuaram a ser dominados pelo etanol, com o interesse do investidor tendo migrado do tão atacado mercado americado."

Investimentos em energia limpa crescem 60%‏
sexta-feira, 4 de julho de 2008 1:16:43

Por Sabrina Domingos, do Carbono Brasil

A busca dos países por fontes alternativas de energia é considerada uma nova "corrida do ouro" pelo chefe do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, em inglês), Achim Steiner. No último ano, o investimento em energias limpas (como a solar, a eólica e os biocombustíveis, entre outras) foi de 148 bilhões de dólares - um aumento de 60% relação a 2006.

A razão é a explosão dos preços do petróleo no mundo e a maior preocupação com as mudanças climáticas, informa um relatório da ONU sobre as tendências para esse mercado, publicado terça-feira.

A maior parte dos investimentos continua sendo atraída pela energia eólica, que arrecadou um terço de todas as aplicações em energias limpas no mundo em 2007, ou seja: 50,2 bilhões de dólares (uma elevação de 40% em relação ao ano anterior).

A energia solar, no entanto, apresentou crescimento mais acelerado, conquistando 28,6 bilhões de dólares em novos recursos. Desde 2004, o setor tem mais do que triplicado a cada ano, devido aos financiamentos de grandes projetos, afirma o relatório.
Os investimentos em eficiência energética alcançaram o recorde de 1,8 bilhões de dólares no último ano - um acréscimo de 78% em relação a 2006.

Aumento Giga
O presidente da consultoria inglesa New Carbon Finance (que ajudou a produzir o relatório), Michael Liebreich, diz que, de modo geral, as fontes renováveis representaram 23% de toda a capacidade de energia instalada no mundo em 2007, quando 31 gigawatts de energia renovável foram adicionados aos sistemas.

Um megawatt gera energia suficiente para abastecer 800 casas de médio porte dos Estados Unidos. Um gigawatt é formado por 1 mil megawatts.

Crescimento continua em 2008
Apesar da crise de crédito global, a maioria das áreas de investimento se recuperaram no segundo trimestre deste ano - quando o capital de risco e a colocação privada de recursos em energia sustentável cresceram 34%; os financiamentos para novas construções aumentaram 8% e o mercado de investimento apresentou melhoras com a portuguesa EDP Renováveis.

A disparada desses tipos de aplicações financeiras, que começou nos últimos três ou quatro anos, é incentivada pela multiplicação de licitações públicas nos países preocupados em garantir sua segurança energética.

O documento afirma que os investimentos no setor de energia sustentável deverá continuar a crescer fortemente para que os países alcancem suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e de aumento de eficiência energética."Os investimentos a partir de agora até 2030 devem alcançar 450 bilhões de dólares ao ano em 2012, subindo para mais de 600 bilhões de dólares ao ano em 2020.
A performance geral do setor em 2007 e nesse começo de 2008 define o caminho para que esses níveis sejam atingidos", defende o relatório.

A nova corrida do ouro
Ao comparar a busca de fontes alternativas com a corrida do ouro, Steiner afirma que a diferença hoje é de a grande maioria dos que procuram riquezas deverão encontrá-las. "Com as temperaturas e os preços dos combustíveis indo às alturas, fica evidente que a transição para uma sociedade de baixo consumo de carbono é tanto um imperativo global quanto uma inevitabilidade", avalia.

Origem
A maior parte do dinheiro é proveniente da Europa, seguida dos Estados Unidos. Mas os países em desenvolvimento, como China, Índia e Brasil apresentam um interesse crescente em investimentos, com uma contribuição de novos recursos saindo de 12% em 2004 para 22% em 2007 (um aumento de 14 vezes em termos absolutos - de 1,8 bilhões de dólares para 26 bilhões de dólares).

Em 2007, o volume total de transações foi de 204,9 bilhões de dólares - dos quais 98,2 bilhões foram para nova geração de energia renovável; 50,1 bilhões para o desenvolvimento de tecnologia e aperfeiçoamento das indústrias; e 56,6 bilhões trocaram de mãos por meio de uniões e aquisições.

Brasil

O país possui o maior mercado mundial de energias renováveis, graças ao uso de hidrelétricas já consolidadas e às novas indústrias de biocombustíveis. Em 2007, os investimentos brasileiros continuaram a ser dominados pelo etanol, com o interesse do investidor tendo migrado do tão atacado mercado americado.


Além da produção do etanol, também cresceram no Brasil os investimentos na cogeração a partir da cana-de-açucar, na produção de biodiesel e na geração eólica.(Envolverde/Carbono Brasil)


(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br