Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de julho de 2008

BRASIL PRESIDE COMBATE A DESERTIFICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Brasil assume presidência da Iniciativa Latino-Americana contra Desertificação

O Brasil presidirá por dois anos a Iniciativa Latino-Americana de Ciência e Tecnologia de Combate à Desertificação. A decisão foi tomada durante a primeira reunião da Iniciativa, realizada entre os dias 7 e 9 de julho, em Salvador, que reuniu pesquisadores de 23 países latino-americanos e do Caribe para apresentar e discutir tecnologias de combate à desertificação.

No evento ficou definido que a Iniciativa Latino-Americana será a instância de decisão sobre ciência e tecnologia na região e servirá de instrumento para implementação da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês).Um segundo encontro já está previsto para o primeiro semestre de 2009, em Mendonza, na Argentina. No entanto, em novembro, os resultados de Salvador serão apresentados em CD e livro na reunião do CRIC (Comitê de Revisão da Implementação da UNCCD), em Istambul, na Turquia.

A proposta dessa Iniciativa, além de mobilizar e articular a comunidade científica latino-americana, é conhecer as pesquisas geradas, as tecnologias e experiências que estão sendo usadas para melhorar a formulação e implementação de estratégias e políticas públicas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca nesses países.

O encontro foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o governo do estado da Bahia, da Universidade Federal da Bahia e da UNCCD.

Participaram representantes de países como o Panamá, Cuba, República Dominicana, México, Guatemala, Honduras, Chile, Argentina, entre outros, além de especialistas da Alemanha, França e Estados Unidos. (Fonte: Daniela Mendes/ MMA)

Desertificação ameaça 30% a 40% de terras férteis, diz ONU

Segundo o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, a agricultura sustentável é a chave para combater o avanço dos desertos.
Mônica Villela Grayley, Rádio ONU em Nova York.

A Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação, Unccd, marca nesta terça-feira o Dia Mundial Contra a Desertificação.

O tema deste ano é: Combater a Degradação da Terra para Agricultura Sustentável.

Gestão das Terras
Segundo a ONU, a desertificação ameaça entre 30% a 40% de terras férteis em todo o mundo. De acordo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, a agricultura sustentável é a chave para combater o avanço dos desertos. O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da gestão das terras como forma de apoiar a agricultura. Numa mensagem para marcar a data, o secretário-executivo da Unccd, Luc Gnacadja, afirma que a ciência e tecnologia têm um papel importante no combate à degradação das terras e na criação de uma agricultura sustentável. 17/06/2008 - Rádio ONU - SAIBA MAIS SOBRE A DESERTIFICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br