Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2008

CONHEÇA A ILHA DE BANANAL

A BELEZA DA MAIOR ILHA FLUVIAL DO MUNDO PRECISA SER CONHECIDA

Ponto áureo deste paraíso, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo. Reserva ambiental desde 1959, com área total de 2.000.001 ha, seu território pertence integralmente ao Estado do Tocantins. no Sudoeste, fazendo divisa com os estados do Para, Mato Grosso e Goiás.

Formada entre os rios Araguaia (braço maior, a Oeste) e Javaés (braço menor, a Leste), é santuário ecológico de rara beleza cênica, contendo exuberantes fauna e flora com inúmeras espécies de animais silvestres. É banhada por lagos, igapós, riachos e rios, rodeados por matas virgens. Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território da Ilha fica alagado, formando belíssimos pantanais, transponiveis apenas por embarcações.

No Sul da ilha está o Parque Indigena do Araguaia, com 1.437.689 ha de área, administrado pela Fundação Nacional do índio (FUNAI), o qual foi criado para proteger os índios Javaés e Carajás, que ali habitam.

PARQUE NACIONAL DO ARAGUAIA
No Norte da Ilha está o Parque Nacional do Araguaia, que originalmente abrangia toda a Ilha, tendo sua área reduzida, hoje, para aproximadamente 460.000 ha, administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A fauna da Ilha do Bananal tem grande similaridade com a do pantanal matogrossense.

O Parque Nacional do Araguaia foi criado em dezembro de 1959, ocupando uma área 5.623 km2, que representa 30% da ilha, o restante pertence à terra indígena dos índios Karajá e Javaé. As paisagens do parque são compostas basicamente por 3 diferentes fitofisionomias: Cerrado, Pantanal, Floresta Amazônica e unindo estes biomas ainda surgem áreas de transição.
Os dois principais rios que cercam a Ilha do Bananal são os rios Araguaia e Javaés, sendo que o Javaés nada mais é que um braço menor do Araguaia que se divide no início da ilha seguindo outro rumo e reencontrando o Araguaia no outra extremidade. A paisagem do parque tem duas épocas bem distintas, a seca e a alagada. Na primeira, extensas praias se formam ao longo do rio trazendo um espetáculo de cores e desenhos, na segunda, onde as chuvas predominam, milhares de lagos se espalham no interior da ilha, um verdadeiro santuário de muitas espécies de peixes. Esta grande piscosidade atrai para as áreas do parque uma enorme variedade de aves como garças, tuiuiús, socós, biguás, águia-pescadora e muitas outras espécies.

8 comentários:

  1. eu adorei esse site me ajudou muito a fazer me trabalho escolar meu nome é pamela e tenho 18 anos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pamela,
    Ficamos satisfeitos em saber que nosso BLOG foi útil no seu trabalho escolar.
    Volte sempre que precisar e se tiver fotos e noticias dos rios da sua cidade, envie para publicção que agradeceremos.

    Equipe SOS Rios do Brasil

    ResponderExcluir
  3. adorei esse blog ele mim ajudou a fazer um trabalho escolar e ainda a saber mais sobre a ilha do bananal

    ResponderExcluir
  4. maravilhoso...nos meus planos ainda pretendo conhecer essa ilha....vou indicar a amigos, professores alunos esse blog
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Caro (a) leitor (a)

    Divulgando nosso blog estará ajudando a salvar os rios do Brasil, tão maltratados, poluídos e contaminados.
    Vamos nos esforçar para mudar esse quadro!
    ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

    Equipe ISOSRiosBr

    ResponderExcluir
  6. olá?
    Nossa amei essa matéria.....vcs acreditam que eu nascir lá ?
    pois é verdade....estou muito feliz por pessoas fazer reportagens cobre a ilha do Bananal..Lá realmente é um santuário de beleza!!!
    vivi muitos anos la.
    tudo que eu vejo sobre ela estou lendo pra ver se é verdade mesmo, eu sei realmente com la é...
    Moro bem pertinho dela..Parabens
    lexaniaevangelista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ei meu nome é lexania

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei muito do site e eu juntamente com o grupo PAU BRASIL 4X4 estamos organizando uma expedição p/ ILHA DO BANANAL pra Setembro de 2009. Estou curioso em saber o porque de se chamar ILHA DO BANANAL.... vcs saberiam me dizer pq esse nome???
    PARABÉNS PELO SITE
    meu nome ANGELO PINHO
    e-mail : dragaoangelo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br